13 FEV 2016
SAÚDE
Segunda etapa do Mutirão de Limpeza "Todos Contra a Dengue" teve inicio hoje (13)
A Administração Municipal e a Defesa Civil em parceria com a Diretoria de Saúde por meio do Setor de Vigilância Epidemiológica (Controle de Vetores) e Diretoria de Infraestrutura, Diretoria de Obras e Meio Ambiente do Município, com apoio do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, iniciou na manhã deste sábado (13) a segunda fase do Mutirão de Limpeza “Todos Contra a Dengue”, que aconteceu no primeiro dia de ação nos bairros Vila Americana, Jardim Maravilha, Jardim América. Foi realizada também uma carreata com membros da Vigilância Epidemiológica (Controle de Vetores), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e carro de som para estimular a população e divulgar a campanha “Todos Contra a Dengue”. A saída e chegada foram na sede do PSF3 da Vila Americana. A ação, que tem o objetivo de recolher todo o material que possa acumular água e gerar criadouros do mosquito e orientar a comunidade em geral.

A Campanha de Mobilização e Combate - "Todos contra a Dengue" vem sendo realizada desde o dia 23 de janeiro e já passou por mais de 21 bairros da cidade, e nos próximos dias de 14 à 26 de fevereiro a partir das 8h passará por mais 31 bairros da cidade.

A ação de mobilização e combate vem recolhendo materiais inservíveis. O objetivo dessa campanha está sendo a prevenção e eliminação de focos do mosquito Aedes Aegypti e de outros vetores de doenças como ratos, baratas e escorpiões.

O Setor de Vigilância Epidemiológica continua orientando os moradores a deixarem esses tipos de entulhos em frente suas casas - entre a calçada e a rua - nos dias do mutirão do seu bairro. O mutirão de limpeza 2016 não inclui lixo orgânico - coletado diariamente pela Prefeitura - e nem entulhos de construções, feito por serviço particular de caçamba. O setor ainda alerta toda a população para a necessidade de uma minuciosa verificação em locais, com acúmulo de água parada nos domicílios e suas áreas comuns, como quintais e jardins, uma vez que nos dias as chuvas estão intensificadas e, com a predominância do sol em parte do dia com as altas temperaturas, as condições estão muito favoráveis à multiplicação do mosquito transmissor da dengue.

Cronograma de ações da 2ª Fase do Mutirão de Limpeza 2016 – "Todos Contra a Dengue”:
- 13/2 (sábado) - Vila Americana, Jardim Maravilha, Jardim América
- 14/02 (domingo) - Parque dos Ipês, Jardim Bela Vista, Jardim Beltrame I e II
- 15/02 (segunda-feira) - Jardim Umuarama, Jardim Morumbi
- 16/02 (terça-feira) - Vila Santa Terezinha, Jardim Paraiso, Jardim Panorama
- 17/02 (quarta-feira) - Jardim Nova Bariri, Jardim Santa Lucia
- 18/02 (quinta-feira) - Centro, Vila Maria, Jardim São Francisco
- 19/02 (sexta-feira) - Cidade Jardim, Jardim Maria Luiza
- 22/02 (segunda-feira) - Jardim Yang I e II, Jardim Primavera
- 23/02 (terça-feira) - Jardim Lucyla, Viva Mais, Jardim Europa
- 24/02 (quarta-feira) - Maguin Villas, Jardim Industrial I, Industrial II
- 25/02 (quinta-feira) - Jardim Esplanada, Jardim Alvorada, Livramento
- 26/02 (sexta-feira) - Polo Industrial

Mais informações pelo telefone: 3662-5783 - Vigilância Epidemiológica (Controle de Vetores)

PREVENÇÃO À DENGUE:
*Limpar e tampar as caixas d’água,
*Limpar as calhas,
*Descartar corretamente o lixo,
*Tampar galões, tonéis, poços, latões e tambores,
*Cobrir e secar pneus que não estão sendo utilizados,
*Limpar e secar as bandejas de ar-condicionado,
*Limpar e secar as bandejas de geladeira,
*Manter os vasos de plantas sem pratinhos ou colocar areia nos pratinhos.
*Não acumular água em bromélias e outras plantas,
*Fechar vasos sanitários que não são usados constantemente,
*Virar os baldes e garrafas com a boca para baixo,
*Esticar lonas de cobertura para não formar poças de água,
*Sempre tratar a água de piscinas e fontes.
Seja inverno ou verão, faça chuva ou faça sol, a dengue nos ameaça o ano inteiro!

Balanço da primeira fase do Mutirão de Limpeza 2016 realizado de 23 a 31 de janeiro

No dia 23 de janeiro iniciou a primeira fase do Mutirão de Limpeza 2016 "Todos Contra a Dengue", que teve a participação dos setores de Defesa Civil, Infraestrutura, Vigilância Epidemiológica, PSF 2 e 4, Setor de Obras, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Foi realizada uma carreata com a participação do veículo da Vigilância Epidemiológica com o mosquito da Dengue (fantasia), carro de som conclamando a população para participar do mutirão e os cuidados que devem ter para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, acionando as sirenes para chamar a atenção.

Foram realizadas 783 visitas nas residências dos bairros com panfletagem pelas Agentes Comunitárias de Saúde e Agentes de Controle de Endemias.

O Setor de Infraestrutura participou do evento com cinco caminhões e duas pás carregadeiras e recolheu 38 caminhões de materiais inservíveis, totalizando 228 toneladas. Na primeira fase foram beneficiados 18 bairros do município.