De acordo com a enfermeira Neusiely Podanosqui, a ação tem caráter preventivo e educativo, buscando fortalecer a parceria entre o poder público e o setor comercial.
A Prefeitura de Bariri, através da Vigilância Sanitária, deu início a uma nova etapa de ações educativas voltadas à segurança das bebidas comercializados no município. Diante dos recentes casos de intoxicação causados por bebidas adulteradas com metanol em São Paulo, divulgamos orientações ao setor sobre a aquisição e controle de bebidas alcoólicas.
O objetivo de orientar os comerciantes e consumidores sobre os cuidados na compra, armazenamento e venda de bebidas alcoólicas. A vigilância reforça a importância de medidas como a exigência de Nota Fiscal Eletrônica, a verificação da origem e procedência dos produtos, o armazenamento em locais adequados e a atenção a possíveis sinais de adulteração nas embalagens.
De acordo com a enfermeira Neusiely Podanosqui, a ação tem caráter preventivo e educativo, buscando fortalecer a parceria entre o poder público e o setor comercial.
“Nosso papel é orientar e garantir que todos estejam conscientes sobre a responsabilidade que envolve a venda e o consumo de bebidas alcoólicas. A prevenção é o melhor caminho para evitar riscos à saúde da população e prejuízos aos comerciantes”, destacou
A iniciativa integra as ações permanentes de fiscalização e conscientização da Secretaria Municipal de Saúde, que atua em diferentes frentes ao longo do ano, sempre com foco na proteção da saúde pública e na segurança do consumidor.
É importante lembrar que desde 1 de fevereiro, o produto que não tiver seu registro adequado à Portaria MAPA N° 539, de 26 de dezembro de 2022, será considerado desconforme aos Padrões de Identidade e Qualidade, estando sujeito à autuação.
O MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária) é responsável pelo registro, fiscalização e regulamentação da produção e identidade da cachaça e outras bebidas no Brasil, garantindo a qualidade e procedência do produto, mas não realiza a venda direta ao consumidor. Você pode consultar os dados de registro de produtores no portal do governo.
Fonte: Ascom Prefeitura de Bariri
Autor: Wagner Carvalho - Pão na Chapa Comunicação
Local: Bariri