12 FEV 2016
Administração Municipal prepara volta as aulas na Rede Municipal de Ensino

A Administração Municipal, por meio da Diretoria de Educação, Cultura e Esporte, definiram o Calendário Escolar para o ano de 2016 da Rede Municipal de Ensino, que engloba as Escolas de Ensino Infantil e Fundamental.

Para iniciar o ano letivo de 2016, no dia 10 de fevereiro, a Diretora de Educação, Cultura e Esporte, Dinorá Musegante, reuniu-se com a equipe de funcionários, professores e gestores da rede municipal de ensino, no Clube da Melhor Idade.

Neste primeiro encontro, no período da manhã, o Dr. Mozart Marciano, Diretor da Saúde, fez uma apresentação sobre a importância da prevenção contra o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, nos espaços escolares, onde irão desenvolver um Projeto de Prevenção.

Dando sequência aos trabalhos, a Diretora de Educação apresentou o objetivo do trabalho que será realizado durante o ano, tendo como prioridade, promover uma educação de qualidade na rede municipal com enfoque na garantia de uma aprendizagem efetiva dos alunos, também, ressaltou a importância do trabalho em equipe e uma postura de acolhimento dos pais e dos alunos.

Dinorá, apresentou a proposta do psicanalista, educador, teólogo e escritor brasileiro Rubem Azevedo Alves sobre a educação do olhar. Pensador incansável e naturalmente instigado pela vida, Rubem Alves sempre quis que os outros vissem a beleza do mundo através dos seus olhos. Desejou que os olhos das crianças, ainda encantadas pela vida, fossem a luz inspiradora para os adultos e educadores. Neste sentido a Diretora abordou a importância do ato de olhar para os alunos em todo o seu processo educacional. Apresentou alguns vídeos e finalizou o trabalho com a música de Raul Seixas, “Tente outra Vez”.

No período da tarde, a Prefeita Deo Marino deu boas-vindas aos funcionários presentes e ressaltou a importância do professor na vida escolar dos alunos. A Prefeita comentou sobre os investimentos na área de educação, que é prioridade em sua gestão; “em 2015 foram feitos muitos investimentos na infraestrutura das escolas, inauguramos duas novas escolas sendo a Escola Municipal de Educação Infantil Creche Professora Leonor Mauad Carreira e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Angela Maria Prearo Fortunato, além dessas reformas e aquisição de equipamentos como computadores para a implantação de programas de uso de tecnologias educacionais e também foi implementada a tão esperada hora-atividade, por meio da qual foram realizadas várias capacitações”.

Em seguida, Djair Galvão Freire, jornalista, professor e autor do livro “O Saci de Duas Pernas”, falou um pouco de sua trajetória profissional, sobre a elaboração de seu livro e ressaltou a importância de desenvolver um projeto de convivência saudável. O ilustrador Altemar Domingos, também explicou como foi sua trajetória profissional e abordou todos os aspectos das ilustrações do livro, pontuando alguns para serem discutidos em sala de aula.

Para finalizar, a Diretora de Educação pontuou a importância do Projeto do Saci, que será desenvolvido nas unidades escolares e terá como produto final apresentação dos trabalhos realizados, que acontecerá no mês de agosto.

O Planejamento seguiu nos dias 11 e 12 de fevereiro, nas unidades escolares o planejamento.

Na segunda-feira, dia 15 de fevereiro, os alunos voltarão às aulas.

Segue abaixo os horários diferenciados (período de adaptação):

EMEIs – Horário para alunos matriculados na 1ª fase
Dias: 15, 16 e 17 de fevereiro.
Tarde: 13 às 15h30

EMEIs – Horário para alunos matriculados na 2ª fase
Dias: 15 (apenas)
Tarde: 13 às 15h30

Escola Julieta, Escola Euclydes e Escola Angela
Horário para alunos matriculados no 1º ano
Dia: 15 e 16 de fevereiro.
Tarde: 13h30 às 16h

Escola Rosa Benatti
Horário para alunos matriculados no 1º e no 2ºano
Dia: 15 e 16 de fevereiro.
Tarde: 13h30 às 16h

* Os demais alunos horário normal de aula. Segue abaixo.

Período da manhã: 07h30 as 11h40
Período da tarde: 13h as 17h10