O prefeito Fernando Foloni destacou os investimentos feitos pela
Prefeitura Municipal e as emendas impositivas de autoria dos vereadores
destinando recursos financeiros para a instituição
A população de Bariri recebeu oficialmente o Centro de Diagnóstico “Ana Helena de Azevedo Silva”, da Santa Casa, inaugurado dia 30 de novembro último.
Estiveram presentes no evento autoridades locais como o prefeito Fernando Foloni, o presidente da Câmara Municipal, Airton Pegoraro, vereadores, o chefe de Gabinete Paulo Egídio Grigolin, a diretora da Santa Casa Marina Prearo, o presidente do Conselho Administrativo da unidade Vilson Coletta, familiares da homenageada Ana Helena, colaboradores e moradores de Bariri.
A Santa Casa está sob intervenção administrativa da Prefeitura Municipal desde setembro de 2018. Em julho de 2024, o prefeito Fernando Foloni assinou um decreto que prorrogou por, no mínimo, mais 12 meses o ato interventivo. Em sua fala durante a inauguração, o prefeito Fernando destacou os investimentos feitos pela Prefeitura Municipal, além das emendas impositivas de autoria dos vereadores destinando recursos financeiros para a instituição.
Já a diretora Marina Prearo, pontuou que o novo Centro de Diagnóstico foi projetado para modernizar e ampliar os serviços oferecidos pela Santa Casa à população. “Foram instalados aparelho de raio-X digital, sala para exames laboratoriais — como teste da orelhinha, teste da linguinha e eletrocardiograma — e um consultório médico ambulatorial que já é utilizado para consultas pré-cirúrgicas de ortopedia e ginecologia”, disse.
Além do Centro, foram entregues também espaços reformados, como um corredor que integra três quartos, proporcionando mais conforto e acessibilidade aos pacientes e colaboradores.
Durante a cerimônia, foram feitas homenagens a Ana Helena de Azevedo Silva, que dedicou 30 anos de trabalho à Santa Casa. Familiares e amigos relembraram sua trajetória marcada pela dedicação, profissionalismo e cuidado com o próximo, qualidades que deixam um legado de inspiração para todos.
“As benfeitorias não param por aí, pois o próximo passo será a aquisição de um aparelho de ultrassom, já previsto para 2025, reforçando o compromisso da Santa Casa com a ampliação dos serviços oferecidos à população”, destacou Marina Prearo.
Fotos: Bianca Sakurai