A vacina é a única maneira de prevenir a doença, causadora da paralisia infantil
A Saúde de Bariri realizou no último sábado (8) o Dia D da campanha de vacinação contra a poliomielite. Apesar dos esforços das equipes das unidades de Saúde, o município registrou um número bem abaixo do esperado de crianças entre 1 e 5 anos vacinadas.
De 1532 crianças que precisam ser vacinadas contra a poliomielite em Bariri, apenas 394 foram levadas por seus pais ou responsáveis para receber o imunizante.
O número acende um alerta no município. A vacinação é a única forma de prevenir a doença, que é a causadora da paralisia infantil.
A campanha de vacinação contra a poliomielite segue em Bariri até o dia 14 de junho. As vacinas estão sendo aplicadas das 7h às 13h, no Centro de Saúde e no SOMA 2.
O Centro de Saúde está localizado à Avenida Dr. Antonio Galízia, nº 107. Já o SOMA 2 fica na Av. Orlando Belluzzo, nº 700.
Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual.
Desde 2016, o esquema vacinal contra a poliomielite passou a ser de três doses da vacina injetável – VIP (2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente – VOP (gotinha).