O público pôde apreciar a van sustentável que trouxe os filmes SING 2 e Curtas metragens
O Projeto Cinesolar trouxe cinema aos moradores de Bariri dia 22 de março último, quando um grande público pôde prestigiar a van sustentável que trouxe os filmes SING 2 e curtas metragens. Na ocasião, também estiveram presentes o prefeito Fernando Foloni e a chefe do Setor de Cultura, Raica Spedo.
O projeto é uma realização da Brazucah Produções em parceria com a Associação Cultural Simbora e a Semearte Productil e, em Bariri, teve apoio da Prefeitura Municipal, por meio do Setor de Cultura.
Foi uma oportunidade para o público ter a ideia da importância do desenvolvimento sustentável, o lazer, o conhecimento socioambiental e o respeito ao meio ambiente.
O Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil que desde 2013 utiliza energia solar para exibir filmes. Equipado com placas solares e um sistema conversor de energia, o veículo viaja por várias regiões do país para realizar sessões gratuitas de cinema. A ideia é democratizar o acesso às produções audiovisuais e promover ações de sustentabilidade.
A estrutura do Cinesolar é autossustentável, já que carrega cadeiras para o público, sistema de som e projeção, telão e até uma sala de aula. A estação móvel de cinema possui uma autonomia de energia de mais de 20 horas. Além da exibição de filmes, o projeto, por meio de uma equipe multidisciplinar, promove oficinas de conscientização ambiental e de sustentabilidade para crianças e adolescentes, em várias áreas do conhecimento.