A partir desta sexta-feira, dia 25 de março, pacientes que aguardam nas filas para cirurgias eletivas em Bariri, poderão se cadastrar para o processo de triagem para a Expedição Cirúrgica da USP (Universidade de São Paulo) que será realizada no município.
Bariri foi escolhida entre as cidades do Brasil para sediar o projeto de Expedição Cirúrgica da USP 2022, conforme parceria firmada entre a Prefeitura, pelo prefeito Abelardinho, nesta quarta-feira (23).
A primeira etapa será o cadastramento para triagem de 350 pacientes para seleção de cirurgias entre as ginecológicas e geral, com o objetivo de atender a demanda reprimida já existente das duas especialidades no Soma I.
Como essa fila de espera não chega aos 350 pacientes em Bariri, será feita a triagem de sinais e sintomas para completar essa disponibilidade de vagas pela Expedição Cirúrgica da USP.
Para as cirurgias ginecológicas:
Mulheres, com 18 anos ou mais, que apresentam um ou mais dos sintomas listados abaixo, poderão realizar o cadastramento no Soma I (ao lado do Municipal), nos horários das 7 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas, de segunda-feira a sexta-feira, , Setor Agendamento, falar com Marlene ou Bruna:
Sangramento vaginal, cólicas menstruais, dor abdominal, dificuldade para engravidar, miomas e cistos com diagnósticos, bola na vagina, perda de urina com esforços ou involuntário.
Para a cirurgia geral:
Pacientes, com 18 anos ou mais, que apresentam um ou mais dos sintomas listados abaixo, poderão realizar o cadastramento no Soma I (ao lado do Municipal), nos horários das 7 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas, de segunda-feira a sexta-feira, Setor Agendamento, falar com Marlene ou Bruna:
Sintomas de hérnias: Bola na barriga, bola na virilha, bola no umbigo e dor abdominal aos esforços.
Sintomas de pedra na vesícula (cálculo biliar): dor abdominal ao lado direito embaixo da costela com náusea após alimentação com comidas gordurosas.
Os documentos necessários para o cadastramento são RG, CPF, Cartão do SUS, comprovante de endereço e comprovante de vacinação com esquema completo da Covid-19.
A equipe conta com uma estrutura de aproximadamente 60 profissionais externos, entre médicos, enfermeiros e técnicos, além de equipamentos modernos para realização de cirurgias minimamente invasivas. A equipe só deixa o município após alta de todos os pacientes operados.