28 JUN 2016
Bariri conquista Selo Inicial Amigo do Idoso

Criado em novembro de 2012, pelo governo estadual, o Selo Amigo do Idoso é um incentivo aos municípios a desenvolverem ações em benefício da terceira idade. Em 04 de março de 2013, Bariri recebeu o 1º Selo de Adesão por assinar o termo, o qual se comprometia a executar ações que promovam o envelhecimento ativo.

Agora, nesta semana, conquistou o 2º Selo Inicial por ter atingido as metas consideradas obrigatórias, no prazo de um ano. As ações, que aconteceram foram:
• Manter a atuação do Conselho do Idoso, com reuniões mensais, com representantes do poder público e sociedade civil, envolvidos em ações em prol da população idosa;
• Realização de diagnóstico de gestão sobre as políticas voltadas para o idoso, envolvendo idosos usuários de programas sociais do município, por meio da aplicação de questionários;
• Inclusão de ações para garantia dos idosos nos Planos Municipais de Saúde e Assistência Social, por meio da realização da I Conferência Municipal do Idoso;
• Ampliação da cobertura vacinal de idosos, através das campanhas anuais, promovidas pela Saúde em postos de atendimento e visitas domiciliares;
• Implantação de promoção de saúde e prevenção de quedas para idosos, com palestras no CRAS.

Da região administrativa de Bauru, composta por 39 municípios, apenas 12 conquistaram o Selo Inicial, são eles: Bariri, Agudos, Bauru, Borebi, Getulina, Igaraçu do Tietê, Itapuí, Lins, Macatuba, Pederneiras, Pirajuí e Sabino.

Além das metas estabelecidas para conquista do 2º Selo, o Município de Bariri apoia várias ações realizada através das Unidades de Assistência Social- CRAS e CREAS, em parceria com Setor de Saúde, contribuindo para o desenvolvimento do protagonismo dos usuários, oferecendo acesso a experiências artísticas, culturais, esportivas e de lazer, fortalecendo vínculos familiares e comunitários.

Como exemplo destas atividades, podemos destacar Palestras sobre Estatuto do Idoso e Envelhecer Saudável, visitas culturais e de lazer em outros municípios, caminhada anual da longevidade, integração com os idosos do Lar Vicentino, atividades esportivas e sociais em grupos semanais no CRAS, e campanhas de conscientização a população sobre o Respeito à Pessoa Idosa.