25 MAI 2016
SOCIAL
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Durante essa semana, a Diretoria de Ação Social, por meio do CREAS, realizou ações de conscientização sobre a Campanha “Faça Bonito”, que tem por objetivo chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes.

A campanha tem destaque no dia 18 de maio, marcado como dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A data foi instituída em 1998, em memória ao crime bárbaro ocorrido com a menina Araceli Cabrera Sanches, com apenas 8 anos de idade. Ela foi sequestrada em 18 de maio de 1973, foi drogada, espancada, estuprada e morta por dois homens que promoviam festas em seus apartamentos, onde drogavam e violentavam meninas. Apesar da repercussão e do trágico aparecimento do corpo de Araceli, desfigurado por ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória (ES), poucos foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio da sociedade fortaleceu a impunidade dos criminosos. Além disso, a família da menina também silenciou diante do crime e sua mãe foi acusada de fornecer drogas para pessoas influentes da região, inclusive para os próprios assassinos de Araceli.

Atualmente, a campanha do dia 18 de maio, “Faça Bonito!”, tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança.

Ações:

Palestra/Teatro no Salão Padre Fecchio - 17 e 19 de maio

Como forma de intensificar a campanha no município, as ações do CREAS envolveram as escolas de ensino fundamental I da rede municipal, Programas Espaço Amigo I e II, CRAS, CREAS, Centro de Promoção Social e APAE, com apresentações teatrais da atriz, contadora de histórias e arte-educadora Jussara Vicente, no salão Pe. Fecchio.

A abertura foi no dia 17 de maio pela manhã, realizada pela prefeita Deo Marino e pela diretora de Ação Social, Sonia R. Grigolin Maciel, e no decorrer da programação contou com a participação de 650 crianças e adolescentes. De forma lúdica a palestrante, através de teatro conseguiu entreter e levar aos participantes a mensagem principal que é ficar alerta a qualquer sinal de abuso ou exploração, um carinho diferente, a oferta de doces ou brinquedos , a confiança que se deve ter nos pais e professores como confidentes.

Para abrilhantar o primeiro dia das apresentações, as crianças do Espaço Amigo I entoaram a música “O seu corpo é um tesourinho”, que também trata do assunto do abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Ação na rua - entrega de sacolinhas automotivas - 18 de maio

No dia 18 de maio, os adolescentes que participam de atividades do CRAS e CREAS e Conselho Tutelar realizaram a distribuição de sacolas automotivas com o símbolo da campanha aos condutores que passaram pelos semáforos no cruzamento da avenida XV de novembro com a Rua 7 de Setembro. Foi o meio que encontramos de através de um material que fique à vista do condutor também faça com que a população volte os olhos para a questão em foco: combate ao abuso e à exploração sexual.

Contra Crianças e Adolescentes

Durante o Mês de Maio

Nas unidades escolares os professores abordaram o tema através da leitura do jornal informativo oferecido pelo Setor de Ação Social. Após a apresentação retomaram o tema abordado na peça teatral sobre o abuso sexual infantil e fizeram uma releitura do tema, confeccionando cartazes de orientação sobre o assunto “18 de maio - Faça Bonito”.

Foram entregues Kits com cartazes, panfletos, sacolinhas e canetas para escolas como material de apoio aos professores, para reflexão do tema junto aos alunos.

A Diretoria Ação Social e o CREAS destacam que a campanha não acaba neste mês. É importante que os olhares estejam atentos a todo e qualquer sinal de abuso ou violência contra crianças e adolescentes durante o ano todo. Para denunciar, basta utilizar o canal de denúncia “Disque 100”, acionar o Conselho Tutelar (3662-8669) ou demais órgãos envolvidos em trabalho de proteção a crianças e adolescentes, tal como o CREAS (3662-6566).

O Setor de Ação Social do Município agradece a todos os envolvidos que auxiliaram e colaboraram para que as ações ocorressem, em especial à Prefeita Deo Marino, Setores de Cultura, Educação e Cultura, Centro de Promoção Social, CRAS, Espaço Amigo I e II, APAE e Conselho Tutelar.

Faça Bonito, Denuncie! Esquecer é permitir, lembrar é combater.