No próximo sábado (dia 29 de novembro), o Serviço de Ação Social, em parceria com o Setor da Saúde, realiza o 2º Mutirão Bolsa Família: Campanha Peso e Medida.
As atividades de acompanhamento das condicionalidades do programa Bolsa Família acontecem das 8 às 13 horas, no PSF II e IV, Rua Orlando Beluzzo, 700, Santa Helena; e no PSF I, Rua Vitório Benatti, 67, Livramento. É importante que todas as pessoas da família compareçam para a pesagem para não ficarem em descumprimento com as condicionalidades.
As famílias beneficiadas devem se apresentar nos locais mais próximos das suas residências, portando o cartão do programa Bolsa Família. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3662 8477 (Serviço de Ação Social).
O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. Ele faz parte do Plano Brasil Sem Miséria, e está baseado na garantia de renda, na inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.
As condicionalidades são os compromissos assumidos tanto pelas famílias beneficiárias do programa, como pelo poder público local, para ampliar o acesso dessas famílias a seus direitos sociais básicos.
A diretora do Serviço Social de Bariri Sonia Gregolin Maciel, explica que "as famílias devem assumir e cumprir esses compromissos para continuar recebendo o benefício e, por outro, as condicionalidades responsabilizam o poder público pela oferta dos serviços públicos de saúde, educação e assistência social".
Ela informa também que "o acompanhamento na área da saúde deve ser semestral, informando o peso e medida dos integrantes das famílias, em especial, mulheres entre 14 e 44 anos, e crianças até 07 anos, além de acompanhar o calendário de vacinação, gestantes e nutrizes.
A preocupação com a taxa de acompanhamento, fornecida pelo MDS - Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a Diretoria de Ação Social em conjunto com Diretoria da Saúde tomou a iniciativa da realizar dois mutirões anuais.
Sonia Gregolin conta que “o primeiro mutirão aconteceu em maio, e o resultado foi muito positivo, pois conseguimos melhorar taxa de acompanhamento na área da saúde, atingindo um percentual de mais de 64% dos beneficiários do programa".
Neste sábado acontece o segundo mutirão de 2014, e a perpectiva, segundo a diretora de ação social de Bariri, "é ampliar ainda mais o percentual de beneficiários do Bolsa Família assistidos pelo setor de saúde pública municipal". Ela explica ainda que "atualmente o serviço de ação social conta com 249 famílias que devem fazer o acompanhamento de saúde (principal objetivo do mutirão), dentro das condicionalidades do programa Bolsa Família, determinadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social".