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As inscrições ficarão abertas das 8 horas do dia 14 de março,
próxima quinta-feira, até as 17 horas do dia 8 de abril
A Prefeitura de Bariri, por meio da Diretoria de Educação e Cultura, realizará de Processo Seletivo para contratação temporária por dois anos, prorrogável para mais dois anos, de professores de Educação Básica II – Educação Especial.
O processo seletivo foi aberto para formação de cadastro de reserva com remuneração de R$ 18,95 por hora/aula para 30 horas semanais na
Educação Infantil e Fundamental anos iniciais e 37 horas semanais para Educação Fundamental anos finais.
O professor de Educação Especial tem como atribuições:
- Atender os alunos público-alvo de Educação Especial;
- Acompanhar alunos público-alvo de Educação Especial;
- Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial;
- Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação;
- Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade;
- Identificar, elaborar em parceria com o professor regente, recursos pedagógicos e de acessibilidade, estratégias de ensino considerando as necessidades específicas dos alunos Público-alvo da Educação Especial;
- Oferecer apoio técnico-pedagógico ao docente da classe comum do ensino regular, indicando os recursos pedagógicos, de tecnologia assistiva e estratégias metodológicas;
- Elaborar, desenvolver, aplicar e acompanhar o Plano de Atendimento Educacional Especializado avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade;
- Acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola;
- Manter atualizados os registros efetuados sobre a vida escolar do estudante, conforme instruções estabelecidas para cada área destinada ao público-alvo da Educação Especial;
- Estabelecer parcerias com as áreas intersetoriais na elaboração de estratégias e na disponibilização de recursos de acessibilidade;
- Orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno;
- Orientar estudantes, docentes, gestores e profissionais da unidade escolar, famílias e comunidade para o fomento da cultura inclusiva;
Ensinar e usar a tecnologia assistiva de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo autonomia e participação;
- Ensino e desenvolvimento das atividades próprias da sala de recursos multifuncionais, tais como: Libras, Braille, orientação e mobilidade, Língua Portuguesa para alunos surdos; informática acessível; Comunicação Alternativa e Aumentativa - CAA, atividades de desenvolvimento das habilidades mentais superiores e atividades de enriquecimento curricular;
- Estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum, visando à disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos alunos nas atividades escolares;
- Participar, contribuir e atuar nas reuniões de Conselho de Classe ou Série e das Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC);
- Participar, contribuir e atuar nas atividades pedagógicas programadas pela unidade escolar;
- Outras atribuições correlatas ao magistério.
Serão aceitas somente as inscrições mediante o preenchimento do formulário eletrônico padronizado por meio da “Ficha de Inscrição do Candidato – PS 01/2024”. Não será cobrada taxa de inscrição.
As inscrições ficarão abertas das 8 horas do dia 14/03/2024, próxima quinta-feira, às 17 horas do dia 08/04/2024, pelo formulário eletrônico disponibilizado no link: https://forms.gle/poCfX97ghMj5fWiU6