33º Previsão para hoje (17 de maio) 17 de maio
01 JUL 2013
Setor de Meio Ambiente de Bariri inicia implantação de programa-piloto

Parceria com AES-Tietê e com a Casa da Agricultura do município permitirá replantar já 1.200 mudas de espécie nativa no sítio Guanabara, no bairro Quexada

A Prefeitura de Bariri, através do Setor de Meio Ambiente, iniciou hoje a implantação de programa piloto de incentivo ao reflorestamento de propriedades rurais, denominado "Florestas do Amanhã".

Estão sendo plantadas 1.200 mudas de espécies nativas típicas da região no sítio Guanabara, no bairro Quexada, de propriedade da família Orlando e Antonio Carlos Beltrame. As mudas foram doadas ao viveiro municipal pela companhia energética AES-Tietê e agora estão sendo repassadas a esse produtor rural.

O acompanhamento técnico do plantio das mudas na propriedade rural está sendo feito pelo engenheiro agrônomo e chefe da Casa da Agricultura local, Robinson Antônio Pitton.

"É uma parceria entre o município, o Estado e o produtor rural que dará certo. Estamos cuidando de nosso Meio Ambiente para garantir qualidade de vida para nossas futuras gerações", afirma a prefeita de Bariri, Déo Marino (PT).

Segundo Sincler Policarpo, chefe do Setor de Meio Ambiente do município, o projeto de reflorestamento será expandido gradualmente com a adesão dos proprietários rurais do município.

"Vamos recompor as margens das áreas de áreas de preservação permanente (APP). As matas ciliares são sistemas essenciais do equilíbrio do Meio Ambiente e ao desenvolvimento sustentável. Essa vegetação cumpre importantes funções ambientais como proteção ao solo e à água, redução de assoreamento de rios, entre muitos outros benefícios", explica Sincler Policarpo.

Os proprietários rurais interessados no reflorestamento de suas terras deve se cadastrar no Setor de Meio Ambiente da Prefeitura para, posteriormente, ser planejado e executado o plantio de mudas.

Informações no Setor de Meio Ambiente - 14 - 36562-9203 e/ou pelo email: meioambiente@bariri.sp.gov.br

Prefeitura Municipal de Bariri

João Henrique Vieira de Azevedo – MTb 20066