32º Previsão para hoje (13 de maio) 13 de maio
18 OUT 2013
SENAI de Bariri oferece cursos de formação e capacitação profissional

A prefeita Deolinda Antunes Marino visitou, na tarde desta quarta-feira, as instalações da unidade do SENAI de Bariri. A instituição, que é mantida por convênio entre o a prefeitura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), mantém cursos de costura industrial, corte e costura, pesponto de calçados, elétrica, mecânico de usinagem e mecânico geral para adolescentes.

Desde o último dia 14 de outubro, na unidade do SENAI de Bariri também acontecem as aulas de Assistente Administrativo do Programa Via Rápida do governo do estado de São Paulo. O curso tem duração de cento e sessenta horas e funciona em duas turmas de dezesseis alunos, que frequentam as aulas de segunda a sexta-feira, de manhã e à tarde.

Os inscritos recebem material didático e auxílio financeiro de R$ 100 para alimentação e de R$ 150 para transporte. Desempregados que não estejam recebendo seguro desemprego ou qualquer benefício previdenciário têm direito a uma bolsa de R$ 210 por mês.

As inscrições para o curso devem ser feitas exclusivamente através do site do Via Rápida (www.viarapida.sp.gov.br). Quem não tiver acesso à internet pode fazer a inscrição utilizando os computados do Acessa São Paulo. O mesmo programa também é responsável pelo curso de hidráulica e pneumática.

Informações sobre todos os cursos podem ser obtidas na secretaria do SENAI de Bariri pelo telefone 3662-4544, de segunda a sexta-feira, das 7 horas e 30 minutos até às 22 horas.

Em visita à escola, a prefeita destacou o papel dos cursos profissionalizantes no atendimento dos jovens que chegam ao mercado de trabalho. “O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, e sem capacitação profissional, fica difícil para os jovens conseguir o primeiro emprego”.

Deo Marino destacou também o papel do SENAI na realização da vocação econômica do município. Bariri está no meio de dois centros industriais importantes da região central do estado, como Jaú, capital do calçado feminino, e Ibitinga, cidade que concentra produção importante de bordado. Para a prefeita “Bariri pode servir de base para a instalação de indústrias do ramo de confecção, além de fornecer mão de obra especializada para indústrias instaladas nos municípios vizinhos”.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024