11 ABR 2016
DADOS ESTATÍSTICOS
Bariri registra mais de 3 mil atendimentos no PAT e Banco do Povo no primeiro trimestre do ano
Durante o primeiro trimestre do ano o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Bariri, serviço mantido no Município pela Administração Municipal, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Econômico, realizou 2.977 atendimentos. Dentre os serviços prestados a população estão expedição de carteira de trabalho (1ª e 2ª via), requisições do seguro-desemprego, cadastramentos no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e ofertas de novas vagas abertas no Município.

No total 96 novos postos de trabalho foram abertos nos últimos três meses, foram efetuados 303 cadastros no Ministério do Trabalho e Emprego e realizados mais de 234 pedidos de carteira de trabalho e cerca de 1.596 trabalhadores procuraram o PAT para consulta de vagas.

Nesse mesmo período o Banco do Povo Paulista, programa de crédito ao micro e pequeno empresário formal ou informal, desenvolvido pelo governo de São Paulo e mantido em Bariri também pela Prefeitura Municipal, atendeu mais de 269 empreendedores e financiou aproximadamente R$ 95.823,50, que serão investidos em negócios locais.

Para Paulo Roberto Juliano que trabalha com obras de alvenaria o crédito financiado pelo Banco do Povo foi fundamental para seu empreendimento: “Com o crédito pude comprar novas e melhores ferramentas de trabalho, o que contribui para a qualidade do negócio e ajudou na expansão do mesmo”, ressaltou.

Além do crédito ao pequeno empreendedor, o Banco do Povo Paulista também trabalha com o Casa Paulista, programa de microcrédito habitacional executado pelas Secretarias de Estado e Habitação e do Emprego e Relações do Trabalho, por intermédio do Banco do Povo, cujo objetivo é conceder crédito para realização de reformas ou ampliação de imóveis financiados pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), podendo o crédito ser utilizado na compra de materiais de construção e na contratação de mão de obra.

Segundo Sonival Eloy, que junto a esposa Márcia, realizou financiamento pelo Casa Paulista: “Realizar o financiamento foi muito bom, pois ajudou muito na melhoria da residência, tanto na construção como na reforma. Usufruir desse crédito que é oferecido é um ótimo recurso para quem pretende reformar. Além disso, o atendimento que encontrei no Banco do Povo foi ótimo, todas as dúvidas em relação ao programa e a documentação foram esclarecidas de forma rápida e fácil”.

Juntos o Posto de Atendimento ao Trabalhador e o Banco do Povo atenderam 3.246 pessoas nos primeiros meses do ano. Os interessados nos serviços oferecidos pelo PAT – que atende também as cidades de Boraceia, Bocaina, Itapuí, Arealva e Itaju – devem buscar informações na Rua Camilo Resegue, 68, de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 16h00, ou através do telefone (14) 3662-3888 ou 3662-8305. Já os empreendedores e mutuários da CDHU que busquem mais informações sobre o Banco do Povo Paulista podem procurar atendimento e realizar simulação de crédito também no endereço acima ou através do telefone (14) 3662-8114.