10 MAR 2016
Bariri realiza mutirão de oftalmologia nesta segunda-feira (14)

A Administração Municipal por meio da Diretoria de Saúde em parceria com a UNESP de Botucatu, realiza nesta segunda-feira, dia 14, a partir das 7h30, o Projeto Saúde Ocular - Mutirão de Atendimento Médico Oftalmológico na UBS - Unidade Básica de Saúde da Nova Bariri.

O Projeto Saúde Ocular da UNESP de Botucatu é uma iniciativa do Departamento de Oftalmologia UNESP - Botucatu, que coordena as consultas oftalmológicas. De acordo com a Diretoria de Saúde, a parceria com a UNESP é muito proveitosa, pois permite atendimento gratuito e de qualidade para grande número de pessoas necessitadas.

A saúde ocular merece uma atenção especial, por meio de um diagnóstico precoce, óculos de grau (corretivos) só devem ser usados seguindo-se a orientação do oftalmologista, após consulta com exame completo. Não existe uma idade para o início do uso de óculos, tanto podem ser necessários desde muito cedo (antes de 1 ano de idade) como só depois de adulto.

A UBS Nova Bariri irá atender até 200 pacientes com enfermidades oculares, com exceção de prescrição de óculos, que este ano o aparelho para realização de exames deste tipo não estará disponível no mutirão. Os pacientes estão sendo agendados com encaminhamento provenientes de outras unidades de saúde municipal como: Centro de Saúde, Centro de Diagnose, UBS Nova Bariri, PSF 1,2,3 e 4, e SOMA 1, esse projeto é gratuito e contribui para suprir a alta demanda de atendimentos das unidades de saúde e programas saúde da família de toda a cidade.

Os pacientes farão exames de visão, pressão ocular e detecção de catarata. Os casos que necessitarem de tratamento serão encaminhados para o hospital de Botucatu. Em julho de 2015, o projeto atendeu 200 pacientes.

Este ano a equipe de Oftalmologia de Botucatu, contará com dez médicos oftalmologista, que realizará o tratamento nas áreas de cirurgia refrativa, córnea, estrabismo, glaucoma, neuroftalmo, órbita, plástica ocular, pterígio e retina.

O agendamento prévio será realizado até amanhã, dia 11, das 8h às 14h. A unidade orienta para trazer o encaminhamento médico, se possível e apresentar cópia simples xerox dos seguintes documentos: RG, CPF, Cartão SUS, Comprovante de Residência. A UBS orienta aos pacientes que foram contatados que não faltem à consulta.

Serviço:
Unidade de Saúde Básica – UBS NOVA BARIRI
E-mail: postonova@bariri.sp.gov.br
Telefone fixo: (14) 3662-0843
Endereço: Avenida Angiolite Papaterra, 201 – Jardim Nova Bariri
Horário de Atendimento: 7h às 17h.