29 JAN 2016
Primeira fase do Mutirão de Limpeza 2016
A Defesa Civil em parceria com a Diretoria de Saúde por meio do Setor de Vigilância Epidemiológica (Controle de Vetores) e Diretoria de Infraestrutura, Diretoria de Obras e Meio Ambiente do Município, com apoio do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, para a ação que vem acontecendo de Campanha de Mobilização e Combate - "Todos contra a Dengue" e passará pelos bairros da Vila Santa Helena, Jardim São Marcos e Núcleo I, nos próximos dias 29 a 31 de janeiro das 8h às 16h. A ação de mobilização e combate vem recolhendo materiais inservíveis. O objetivo dessa campanha está sendo a prevenção e eliminação de focos do mosquito Aedes Aegypti e de outros vetores de doenças como ratos, baratas e escorpiões.

O Setor de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura continua orientando os moradores a deixarem esses tipos de entulhos em frente suas casas - entre a calçada e a rua - nos dias do mutirão do seu bairro.

Segundo a Chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica de Bariri, Vania Ferrari, “devido a proximidade de Bariri com os município de Jaú (confirmado o primeiro caso de Chikungunya) e Bauru (confirmado primeiro caso de Zika Virus e mais três suspeitas) a ação da sociedade civil é muito importante para o combate e prevenção da proliferação do Aedes aegypti, devida a grande parte dos criadouros das larvas do mosquito transmissor do vírus da dengue ainda é encontrada, infelizmente, dentro das residências”, explicou.

O mutirão de limpeza 2016 não inclui lixo orgânico - coletado diariamente pela Prefeitura - e nem entulhos de construções, feito por serviço particular de caçamba.

"Estamos agora trabalhando com 5 caminhões. O volume de materiais descartáveis recolhido é de assustar", afirma Vânia Ferrari, chefe da unidade da Vigilância Epidemiológica do município, revelando que o mutirão - previsto para terminar dia 31 de janeiro contempla a primeira fase da ação e em fevereiro entrará a segunda fase do projeto que contemplará o bloco de bairros a ser realizada a ação.

Alerta para a necessidade de uma minuciosa verificação em locais, com acúmulo de água parada nos domicílios e suas áreas comuns, como quintais e jardins, uma vez que nos dias dias as chuvas estão intensificadas e, com a predominância do sol em parte do dia com as altas temperaturas, as condições estão muito favoráveis à multiplicação do mosquito transmissor da dengue.

CRONOGRAMA DA AÇÃO DO MUTIRÃO DE LIMPEZA 2016 – Primeira fase

- 29/01 (sexta) - Vila Santa Helena