No último dia 13 de novembro (quinta feira), o Procon de Bariri apresentou palestra no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), ministrada por Valéria Cunha, do Procon de Bauru, sobre os temas "DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR, ESTATUTO DO IDOSO E EDUCAÇÃO FINANCEIRA".
No evento, os participantes puderam tomar conhecimento sobre os seus direitos nas relações de consumo e na contratação serviços. Um exemplocitado pela palestrante foi a situação de quando um consumidor compra um produto e ele apresenta vicio (defeito) no período da garantia. Ela explicou que "nesses casos, o produto tem que ser mandado para a assistência técnica autorizada e o fornecedor tem até 30 dias para efetuar o reparo e, se isso não acontecer dentro desse prazo, o consumidor pode exigir, alternativamente e a sua escolha: I- A SUBSTITUIÇÃO DO PRODUTO POR OUTRO DA MESMA ESPÉCIE E EM PERFEITAS CONDIÇÕES DE USO, II- A RESTITUIÇÃO IMEDIATA DA QUANTIA PAGA, MONETARIAMENTE ATUALIZADA ou III- O ABATIMENTO PROPORCIONAL DO PREÇO, na compra de outro produto.
Maria Cristina Piana, coordenadora do Procon de Bariri, explicou que o sucesso do evento reflete a rotina de atendimentos da entidade no município. Segundo ela "de janeiro até outubro deste anos foram realizados 3.752 atendimentos e 14 audiências no Órgão de Defesa do Consumidor". O Procon de Bariri funciona a partir de de convênio do município com o governo de São Paulo e os atendimentos acontecem na Rua Camilo Resegue, 68 - Sala 3 - Centro. Telefone: (14) 3662-7405.