14 FEV 2023
1ª Plenária Municipal da Saúde de Bariri será em março

A Plenária marca a etapa municipal da 17ª Conferência
Nacional de Saúde que acontecerá em julho

A Prefeitura de Bariri, por meio do Conselho Municipal de Saúde, promoverá a 1ª Plenária Municipal da Saúde com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia. Amanhã vai ser outro dia”.

A Plenária acontecerá em 1º de março, no Centro Cultural Mário Fava, situado à Avenida Dr. José Jorge Resegue,  nº 687,  com início às 18h30.

Segundo a diretora municipal de Saúde, Irene Chagas, a assembleia tem por objetivo avaliar, planejar e fixar ações e diretrizes que melhorem a qualidade dos serviços de saúde pública, proporcionando melhor qualidade de vida para toda a população.

"A elaboração das diretrizes será norteada por quatro eixos orientadores já determinados pelo Conselho Estadual de Saúde de São Paulo, sendo eles: ‘O Brasil que temos. O Brasil que queremos’; ‘O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas’; ‘Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia’; e ‘Amanhã será outro dia para todos, todas e todes’”, informa a diretora.

A Comissão Organizadora do evento é composta pela diretora municipal de Saúde, Irene Chagas, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sílvia Regina Martins Ferreira Lopes, bem como os demais membros do Conselho, dentre eles médico odontologista Mozart Marciano, a assistente social Natália de Alice, e a enfermeira Jéssica Cristina de Moura Faitanini.

“A Comissão Organizadora da 1ª Plenária Municipal da Saúde deverá promover todas as atividades necessárias ao cumprimento desta resolução, especialmente nos aspectos técnicos, administrativos e financeiros, além de elaborar a sua programação”, explica Irene.

Já um dos organizadores da plenária, Mozart Marciano, destaca a importância do evento para o município de Bariri. “A avaliação e debate da situação da saúde em âmbito municipal ajudará na formulação de diretrizes que subsidiarão a construção dos Planos de Saúde Estadual e Nacional, para os próximos anos”, diz.

A Plenária Municipal segue os tópicos estabelecidos pelo Conselho Estadual de Saúde do Estado de São Paulo, que realizará em maio a 9ª Conferência Estadual de Saúde. Já a última etapa, a 17ª Conferência Nacional de Saúde, será realizada de 2 a 5 de julho de 2023 pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), juntamente com o Ministério da Saúde. O evento, que acontece a cada quatro anos, é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).

O centro dos debates das Conferências de Saúde em 2022 e 2023, tem como tema "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia", para que o povo brasileiro possa reafirmar o valor da vida, o caminho do desenvolvimento sustentável e da cidadania que merece ter.

Para participar, basta se inscrever por meio deste link: https://forms.gle/fDh3K3P1XdXZWpZr6