26 SET 2022
1° Encontro Intersetorial integra Saúde, Educação e Ação Social de Bariri
Foto Noticia Principal Grande
O encontro foi o primeiro passo para a integração da Saúde, Ação Social e Educação fim de auxiliar nas dificuldades enfrentadas pelos profissionais, articulando posturas e ações em comum (Fotos: Gabinete)

O 1º Encontro NEPI- Núcleo de Educação Permanente Intersetorial de Bariri entre as Diretoria de Saúde, Ação Social e Educação de Bariri tratou da articulação de posturas, novos mecanismos e ações, visando a busca pela garantia dos direitos fundamentais da população.

Realizado na sexta-feira (23), o 1º Encontro NEPI contou com a presença do prefeito Abelardo Maurício Martins Simões Filho, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Anai Simões, e das diretoras Marina Prearo (Saúde), Stefani Borges (Educação, Cultura e Esporte) e Suzane Dinis (Ação Social). Além dos servidores dos três setores envolvidos.

O encontro foi o primeiro passo para a integração dessas três pastas a fim de auxiliar nas dificuldades enfrentadas pelos profissionais, articulando posturas, novos mecanismos e ações em comum.

Segundo a diretora de Saúde, Marina Prearo, o encontro serviu como base para elencar objetos comuns de intervenção entre eles, para o enfrentamento mais articulado dos problemas sociais nas áreas da saúde, da educação e da ação social.

“A intersetorialidade trata-se de mecanismos de gestão e integração de ações, saberes e esforços de diferentes setores da política pública, com o objetivo de construir objetos comuns de intervenção, para o enfrentamento articulado dos problemas sociais e assim obtermos resultados mais positivos e imediatos”, pontua Marina.

Ela esclarece que as áreas da  Saúde, Educação e Assistência Social, possuem dados que, se utilizados de maneira integrada, e com ações pensadas em conjunto, farão com que os diferentes setores que lidam com as vulnerabilidades e fragilidades múltiplas, encontrem saídas e soluções coletivas a partir destas ações intersetoriais.

“Temos que ter um olhar ampliado para além do que cada política consegue perceber. Então, a intersetorialidade existe para resolver questões complexas, além poder solucionar inúmeros outros casos de difícil compreensão”, conclui a diretora da Saúde.