21 SET 2022
GABINETE
Em parceria, Prefeitura e Polícia Militar promovem Semana do Trânsito com atividades na Cidade Mirim
Foto Noticia Principal Grande
Estiveram presentes o prefeito Abelardo Mauricio Martins Simões Filho, o comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar, capitão Alexandre Magno Urbano, a coordenadora do projeto pela PM, cabo Marli, entre outros (Fotos: Silvana Paiva)

Já participaram das atividades os alunos das EMEFs Julieta Rago Foloni;
os estudantes da Euclydes Moreira da Silva; e os da Rosa Benatti

Com a meta de educar as crianças para uma cidade com um trânsito mais seguro, foi lançado no dia 19 de setembro o 1º Projeto Cidade Mirim, uma parceria entre a Prefeitura de Bariri, por meio do  Setor de Trânsito, e a Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Na cerimônia de lançamento do Projeto, realizada  na praça Dr. Baltazar Azevedo, conhecida como Jardim dos Morros, estiveram presentes o prefeito Abelardo Mauricio Martins Simões Filho, o comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar, capitão Alexandre Magno Urbano, a coordenadora do projeto pela PM, cabo Marli, além de outros representantes da corporação, a titular da Diretoria de Educação, Cultura e Esporte, Stefani Borges, coordenadoras da Educação municipal, professoras, alunos, o responsável pelo Setor de Trânsito, Raul Bolini, e empresários locais.

A ação faz parte da Semana Nacional de Trânsito. As atividades iniciaram na própria segunda e terminam na próxima sexta-feira (23), sendo desenvolvida com mais de  400 alunos do 2º ano do ensino fundamental do município.

Na segunda-feira (19), participaram das atividades os alunos das EMEFs Julieta Rago Foloni; na terça-feira foi a vez dos estudantes da Euclydes Moreira da Silva; e na quarta-feira participou os alunos da Rosa Benatti.

Nesta quinta-feira (22), participará a EMEF Angela Maria Prearo Fortunato e o Colégio Max Beny Macena. Para finalizar, na sexta-feira será a vez do Serviço Social da Indústria - SESI e da Cooperativa Educacional de Bariri - COEBA participarem das dinâmicas.

A praça Dr. Baltazar Azevedo, ou Jardim dos Morros, fica localizada no cruzamento da Rua Prudente de Moraes com a Avenida Tenente Peliciote. O local já dispõe de uma estrutura ampla, com árvores e calçadas que se cruzam.

De acordo com o chefe do Setor de Trânsito, Raul Bolini, além do apoio da Prefeitura Municipal e da Polícia Militar, o local recebeu faixas de pedestre, semáforo, placas de pintura de vagas especiais, pintura de solo e parada obrigatória, tudo fruto de parcerias com empresários da cidade,. “Teremos até um veículo real para ensinar na prática a correta utilização do cinto de segurança, bem como dos assentos destinados para a criança conforme tamanho e idade, deixando bem próximo da realidade”, adianta Raul.

De forma dinâmica e divertida, as crianças estão aprendendo a respeitar as leis e transitar de forma segura e responsável. “Em todo percurso, as crianças estão sendo acompanhadas e orientadas por instrutores quanto às regras do trânsito”, informa.

O objetivo do projeto é integrar as crianças na sociedade através de brincadeiras, atividades e diversão, fazendo com consigam se identificar com o seu papel de cidadão, adquirindo conhecimentos sobre seus direitos e deveres, com respeito às regras e normas do trânsito, atuando como um agente fiscalizador e multiplicador dos conhecimentos adquiridos.

“Carrinhos simples de papelão estão sendo utilizados,  os quais as crianças conduzem pelas ‘ruas’, enquanto outras encenam como pedestres e agentes fiscalizadores”, completa Raul.

FOTOS: