14 SET 2022
Castração de cães e gatos acontece no próximo sábado, em Bariri

Castramóvel da ONG Gaari volta a Bariri,
em parceria com a Prefeitura Municipal

A ONG Gaari, que esteve em Bariri em março último, volta à cidade neste sábado, dia 17 de setembro, com o castramóvel para o atendimento de mais de 150 animais, entre cães e gatos, previamente cadastrados na Diretoria de Saúde.

Esta é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, via Diretoria de Saúde, a ONG Gaari e a Associação Focinho Carente de Bariri, para castração de cães e gatos cadastrados, pertencentes a famílias de baixa renda da cidade.

Essas famílias têm feito o cadastro na Vigilância Epidemiológica da Diretoria de Saúde, cujas inscrições estão abertas permanentemente, pois as castrações serão feitas em várias oportunidades no decorrer do ano, de acordo com a informação da Diretora da Saúde, Marina Prearo.

“Nossa meta é manter um banco de dados atualizado das famílias de baixa renda e que têm animais para castração. Conforme vamos castrando os animais, chamamos as outras famílias que estão inscritas, e assim vamos fazendo até resolvermos a demanda que temos em Bariri”, garantiu Marina.

O prefeito de Bariri, Abelardo Maurício Simões Filho, destaca que uma das políticas públicas do atual governo, transformada em ação prática, é a castração cirúrgica de cães e gatos. “A castração cirúrgica traz inúmeros benefícios para a saúde dos animais domésticos, reduzindo a probabilidade de doenças como câncer de mama em fêmeas e problemas na próstata dos machos, por exemplo. Também é uma valiosa ferramenta para o controle populacional de cães e gatos”, explica Abelardinho.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a castração é o método mais eficiente e ético para lidar com o problema de ninhadas não desejadas, evitando uma série de problemas ambientais como o abandono de filhotes e aumento do número de animais domésticos nas ruas.

Portanto, neste sábado, em parceria, mais uma vez, com a ONG Gaari, a Prefeitura de Bariri traz o castramóvel para cirurgias dos cães, que acontecerão na parte da manhã, e dos gatos, na parte da tarde. As atividades iniciam às 7 horas, na Praça da Juventude, com infraestrutura cedida pela Prefeitura de Bariri.

Os interessados em castrar seus animais, devem fazer cadastro na Vigilância Epidemiológica de Bariri, pois outras ações serão realizadas futuramente.