13 SET 2022
“Juntos Pela Vida” será tema de palestra do Setembro Amarelo, nesta quarta

Será realizada a Manhã Cultural de Valorização à Vida,
às 8 horas, no CAPS I

Com o tema “Juntos Pela Vida”, a Prefeitura de Bariri e a Diretoria de Saúde promovem a Manhã Cultural de Valorização à Vida, em referência ao Setembro Amarelo, nesta quarta-feira, dia 14, às 8 horas, no CAPS I - Centro de Atenção Psicossocial.

Em 2022, o tema do Setembro Amarelo é “A vida é a melhor escolha!”, sendo que o dia 10/9 é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, de acordo com a informação da diretora de Saúde, Marina Prearo.

“Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti-estigma do mundo. Segundo a última pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. Contando com episódios subnotificados, estima-se mais de um milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, que equivale em média a 38 suicídios por dia. Temos que trabalhar muito para mudar essa realidade”, aponta Marina.

A escolha da cor amarela vai além de uma tentativa de evitar confusões com outras campanhas, como Outubro Rosa e Novembro Azul. O amarelo é em homenagem a Mike Emme, um jovem americano que tinha um Mustang amarelo. Ele se suicidou com apenas 17 anos de idade. Em seu funeral, cartões com fitas amarelas foram entregues com a mensagem: “se você precisar, peça ajuda”.

Praticamente 100% dos casos de suicídio são relacionados a doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Assim, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se essas pessoas tivessem acesso a tratamento psiquiátrico e informações.

Então, para ajudar alguém ou pedir ajuda, marque na sua agenda: nesta quarta-feira, Manhã Cultural de Valorização à Vida, às 8 horas, no CAPS I - Centro de Atenção Psicossocial, à Avenida Centenário, Jardim São Francisco.