01 SET 2022
GABINETE
Prefeitura de Bariri promove comemorações do 7 de Setembro e do centenário da Praça da Matriz

Os eventos são inauguração de monumento, lançamento
de cápsula do tempo, apresentações culturais das escolas
e da Banda Marcial Alexandre Giuliano Gallo

A Prefeitura de Bariri, por meio da Diretoria de Educação, Cultura e Esporte, promoverá na próxima semana diversas atividades em comemoração ao 7 de Setembro e ao centenário da Praça Joaquim Lourenço Corrêa – a Praça da Matriz.

A partir das 8 horas do dia 7, quarta-feira, será inaugurado o monumento que marcará os cem anos da Praça da Matriz. A inspiração para a confecção da obra foi o trabalho vencedor de um concurso de desenhos promovido pela Diretoria de Educação nas escolas de Ensino Fundamental de Bariri.

O artista escolhido para confeccionar a obra foi o rapper e escultor Luiz Fernando Cesário - o Colmeia - e a aluna vencedora do concurso que inspirou a obra é Yasmin Correa Protti, do oitavo ano da Escola Estadual Idalina Viana Ferro, sob a orientação da professora de arte Vanessa Cisneiro D`Antônio, de acordo com a informação da diretora de Educação, Stefani Borges.

“Nesses cem anos da Praça da Matriz, muitas são as histórias que os bancos e as pequenas trilhas da praça deram espaço, mas no próximo dia 7, ela (a praça) é quem será a protagonista”, afirma Stefani.

A diretora relata que nada seria feito sem a preciosa contribuição do historiador Augusto Cava, o Cavinha. “Ele trabalhou intensamente nas escolas para contextualizar os alunos deste momento histórico do município”, destaca.

Também no dia 7, haverá o depósito dos registros atuais em uma cápsula do tempo que será aberta apenas em 2072 (daqui 50 anos), quando a praça contará 150 anos. “As escolas, entidades e demais órgãos de representatividade municipais foram convidados a guardar as suas memórias nesta cápsula”, conta Stefani.

Ainda no dia da comemoração aos 100 anos da Praça da Matriz, haverá apresentações culturais das escolas, bem como da Banda Marcial Alexandre Giuliano Gallo, "parte essencial da história de Bariri", finaliza a diretora de Educação, Cultura e Esporte.

Serviço
Evento: Comemorações do 7 de Setembro e do centenário da Praça Joaquim Lourenço Corrêa – a Praça da Matriz
Data: 7 de setembro de 2022

Local: Praça da Matriz de Bariri