14 JUL 2022
SOCIAL
Primeira turma das “Promotoras Legais Populares” de Bariri segue tendo curso com foco na cidadania
Foto Noticia Principal Grande
A capacitação das “Promotoras Legais Populares” é voltada às mulheres maiores de 18 anos, com foco na cidadania sob a perspectiva da igualdade de direitos (Fotos: Ação Social de Bariri)

A capacitação é voltada às mulheres maiores de 18 anos,
com foco na cidadania sob a perspectiva da igualdade de direitos

Por meio da parceria entre a Diretoria de Ação Social de Bariri e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, estão sendo ministradas na Escola Estadual Prefeito Modesto Massonn as aulas da  primeira turma do curso de Promotoras Legais Populares.

O curso está sendo realizado desde o início de março último, com encontros realizados sempre às  terças-feiras e, de acordo com a informação da diretora da Ação Social, Suzane Dinis, a capacitação é voltada às mulheres maiores de 18 anos, “com foco na cidadania sob a perspectiva da igualdade de direitos”.

Na noite de terça-feira (12), por exemplo, o assunto tratado foi a "Marginalização das mulheres na sociedade contemporânea", tema abordado pela terapeuta ocupacional Gabriela Prado. Na ocasião, Gabriela apresentou várias experiências profissionais sobre o trabalho realizado com mulheres usuárias de substâncias psicoativas, em situação de rua e/ou com demandas psiquiátricas.

“Foi uma oportunidade para quebrar preconceitos e paradigmas, visando à garantia de direitos de todas as mulheres”, destaca a diretora Suzane Dinis.

Nos últimos meses, também foram abordados temas como a saúde da mulher, vulnerabilidade social, violência sexual, direitos das famílias, Lei Maria da Penha,  entre outros.

Suzane informa que o curso de Promotoras Legais Populares busca oferecer às mulheres condições para superar situações  de discriminação e desigualdade, formando-as para reconhecerem os diversos tipos de violência aos quais podem ser expostas, bem como as maneiras de combatê-los. “A cada encontro, uma professora voluntária compartilha seus saberes com as alunas”, complementa a diretora da Ação Social.