11 MAI 2022
Vigilância Epidemiológica faz captura noturna de escorpião
Foto Noticia Principal Grande
A ação é realizada periodicamente no período noturno, com o objetivo de diminuir a população desse animal em pontos estratégicos da cidade onde a incidência é mais frequente (Fotos: Saúde de Bariri)

A Vigilância Epidemiológica de Bariri realizou nos dias 29 de março e 26 de abril, captura noturna de escorpiões no Cemitério Municipal e no prédio da Creche Carmen Sola Modolin Aquilante.

A ação é realizada periodicamente com o objetivo de diminuir a população desse animal em pontos estratégicos da cidade onde a incidência é mais frequente. A diretora de Saúde da Prefeitura de Bariri, Marina Prearo, informou que a ação regular de captura ajuda a manter a população de escorpiões sob controle.

“A creche Carmem Aquilante está atualmente fechada, mas a constante ação da Diretoria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, auxilia no controle da quantidade desses animais no local”, pontuou Marina.

O escorpião é um artrópode que se adaptou ao ambiente urbano, onde encontra alimento, abrigo e poucos predadores naturais. Não existem inseticidas ou qualquer veneno aprovado pelo Ministério da Saúde que o mate efetivamente. Possui hábitos noturnos, ou seja, durante a noite costuma sair de onde se abriga para se alimentar.

“Por isso, a captura noturna é a forma mais adequada de encontrar o animal e manter o controle. Vale ressaltar que os Agentes de Combate a Endemias realizam essa tarefa com proteção e perícia adequadas à área em que atuam”, informou a diretora de Saúde.

A orientação da Saúde municipal é que os cidadãos baririenses se conscientizem e mantenham seus quintais livres de possíveis formas de abrigo para escorpiões como entulhos, materiais de construção não utilizados, folhas, cascas e galhos de árvores, recicláveis, lixo entre outros materiais que gerem um ambiente úmido, escuro e que atraiam presas do escorpião, ideal para proliferação do animal peçonhento.

Em caso de aparecimento de escorpiões nas residências, deve-se capturar o animal com proteção devida nos pés e nas mãos contra possíveis picadas e contatar a Vigilância Epidemiológica para que investigação seja feita no
local e no entorno, buscando a eliminação de possíveis focos.

Já em caso de acidente com o animal, a vítima deve ser levada imediatamente à Santa Casa de Bariri para cuidados médicos.

A Vigilância Epidemiológica de Bariri fica na Rua Campos Salles, 642, no Centro da cidade. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3662-5783.