06 ABR 2022
Prefeitura de Bariri vai fazer poda de emergência em árvore com estrutura comprometida

A árvore, na Praça do Edifício Albatroz, é da espécie Jequitibá Rosa, está em condições fitossanitárias comprometidas e se encontra deteriorada pelo processo de envelhecimento natural, com cupins em sua base, e passará por poda emergencial a partir das 13 horas desta quarta-feira, dia 6

A partir das 13 horas desta quarta-feira, dia 6, a Prefeitura de Bariri vai fazer uma ação preventiva de poda e limpeza na área central da cidade, na Praça do Edifício Albatroz, e o trânsito de veículos estará impedido no local. Será feita a poda emergencial em uma árvore da espécie Jequitibá Rosa que está em condições fitossanitárias comprometidas e que se encontra deteriorada pelo processo de envelhecimento natural.

Conforme orientação do Corpo de Bombeiros de Bariri, além de estar deteriorada pelo processo de envelhecimento natural, a árvore apresenta cupins em sua base e galhos secos com risco de queda iminente, o que levou à necessidade da poda de emergência, informou o diretor de Infraestrutura, Claudenir Rodrigues "Fredy".

Na manhã desta quarta-feira, foi feita a avaliação das condições fitossanitárias pelo Corpo de Bombeiros de Bariri. A partir das 13 horas, as equipes da Diretoria de Infraestrutura e de Paisagismo estarão no local para o corte e a retirada dos galhos. Reforçando que o trânsito será interditado nas proximidades para a execução dos trabalhos.

A poda dessa árvore, bastante antiga naquele local e que está bem deteriorada pelo tempo, é necessária devido ao risco de queda e por os galhos estarem prejudicando a estrutura de residências nas proximidades, com rachaduras em paredes, além da existência de cupins em sua base e dos galhos próximos à rede de eletricidade, o que representa perigo para as pessoas que passam pela Praça.

O diretor de Infraestrutura, Claudenir Rodrigues "Fredy", esclareceu que a poda emergencial da árvore foi recomendada pelo Corpo de Bombeiros para antecipar e minimizar os problemas que podem ocorrer futuramente, com a quebra de galhos ou até mesmo com risco de queda parcial do exemplar.

“A árvore é uma Jequitibá Rosa em condições fitossanitárias comprometidas, que foi se deteriorando pelo processo de envelhecimento natural, somando-se a isso a existência de cupins em sua base. O exemplar demonstra, também, galhos secos com risco de queda iminente, o que nos levou a essa poda de emergência, conforme orientação do Corpo de Bombeiros de Bariri”, informou o diretor Claudenir Rodrigues "Fredy"