04 NOV 2021
Novembro Azul: Mês de Combate ao Câncer de Próstata

A Prefeitura Municipal de Bariri, por meio da Diretoria de Saúde, promove a campanha Novembro Azul de Combate ao Câncer de Próstata. Durante o mês de novembro, os homens com 40 anos ou mais podem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para orientação e retirada de guias para a realização do PSA  (Antígeno Prostático Específico).

O PSA trata-se de um exame de sangue realizado para verificação da enzima produzida pelas células da próstata, cujo aumento da concentração pode indicar alterações na região, como prostatite (inflamação ou infecção), hipertrofia benigna (aumento da próstata) e câncer de próstata.

O câncer de próstata é o mais comum entre os homens e é o responsável pela morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos por causa da doença, segundo dados recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

O que é a próstata?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Sintomas:

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada. Em estágio avançado, os sintomas são:

• Dor óssea;
  • Dor ao urinar;
  • Vontade de urinar com frequência;
  • Presença de sangue na urina e/ou no sêmen;
  • Dificuldade em iniciar ou interromper a micção;
  • Fluxo fraco ou interrompido de urina;
  • Disfunção erétil.

Fatores de risco:

Os fatores de risco para o aparecimento do câncer de próstata são: histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmãos e tios), etnia (homens negros sofrem com maior incidência da doença) e obesidade.

Prevenção e tratamento:

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 40 anos devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico) e sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula. Outros procedimentos poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como biópsias para retirada de fragmentos da próstata para análise.

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como o estado de saúde do paciente, extensão da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade, há a opção de utilização da vigilância ativa, ou seja, monitoramento periódico da evolução do câncer.

Mais informações:

Diretoria Municipal de Saúde
Rua José Bonifácio, nº 189 - Centro

Fontes:

Instituto Nacional de Câncer (INCA)

Link 1: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata

Link 2: https://www.inca.gov.br/assuntos/cancer-de-prostata

Biblioteca Virtual em Saúde (Ministério da Saúde)

Link 1: https://bvsms.saude.gov.br/novembro-azul-mes-mundial-de-combate-ao-cancer-de-prostata/

Fonte: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata