12 MAR 2020
ESCOLA EURICO REVITALIZA BIBLIOTECA

Em 2019, a equipe da Escola Municipal Prof. Eurico Acçolini lançou o projeto “Eu do livro não me livro” com o objetivo de revitalização da biblioteca (troca do imobiliário, aquisição de livros e informatização dos dados do acervo). No início deste ano, a escola concretizou algumas etapas do projeto. Com recursos da Associação de Pais e Mestres (APM) foram adquiridas dez estantes novas, nove pufes e quatro mesas foram reformadas. Além disso, a equipe organizou e catalogou os livros em ordem alfabética.

A diretora da escola, Bruna Carvalho, afirma que há 5.568 livros de literatura e que o próximo passo do projeto será a aquisição de novos livros, informatização das retiradas e devoluções de livros e, por fim, a climatização do espaço. “Foi um trabalho árduo e minucioso realizado por mim, pelos funcionários e pelos estagiários da escola a quem sou imensamente grata. Eles me ajudaram a separar os livros, organizá-los em ordem alfabética e registrá-los digitalmente”, destaca a diretora

Além disso, Carvalho diz que as estantes e prateleiras foram etiquetadas para facilitar a localização dos livros. Antes, quando o aluno queria algum livro da biblioteca ele tinha que procurar em todas as estantes até encontrar. A partir de agora, existe em catálogo do acervo com o registro onde cada livro está. Deste modo, o aluno só precisa olhar a localização do livro e procurá-lo na estante e prateleira, conforme registro do catálogo.

Anteriormente não havia espaço na biblioteca para uma mesa que coubesse uma turma inteira e pensando nesse problema, a APM custeou a reforma de 4 mesas grandes para realização de trabalhos, leituras e outras atividades em grupo. Sendo assim, o espaço também pode ser utilizado como sala de leitura.