03 DEZ 2019
SAÚDE REALIZA APLICAÇÃO TÓPICA DE FLÚOR

Nos dias 13, 26 e 27 de novembro, a Diretoria de Saúde realizou aplicação tópica de flúor em 977 crianças das Escolas Municipais Profª. Julieta Rago Foloni, Profª. Angela Maria Prearo Fortunato e Profª. Rosa Benatti nos períodos da manhã e da tarde.

A ação foi organizada pela dentista Juliana Martinelo, responsável pela prevenção em Saúde Bucal, acompanhada dos dentistas Henrique Mendes Silva, Juliana Foloni, Érica Sinara Lenharo Orti Raduan, Elisabete Ap. Bolini Braga, as auxiliares Maria Emilia dos Santos, Angela Maria Marino Sola, Daniela Salvalágio Miato, Antonia de Fatima Moreno e das Agentes Comunitárias de Saúde Regina Maria Domingos Folieni e Ana Paula Milani.

A aplicação tópica de flúor nos dentes é indicada, na maior parte das vezes, às crianças na idade escolar. No entanto, adolescentes também podem se beneficiar disso para evitar cáries no futuro.

O maior benefício trazido pela aplicação de flúor é o fortalecimento dos dentes contra a ação de bactérias nocivas, responsáveis pelo surgimento de cáries. Além disso, ele ajuda no tratamento e na restauração de pequenos danos já causados por esses microrganismos, sendo um bom tratamento coadjuvante para o problema.

O flúor não cura a cárie, apenas impede que o problema avance com uma grande velocidade. Ele fortalece o esmalte dentário e evita que o problema se infiltre cada vez mais nos dentes.