13 AGO 2019
Pontos MIS traz palestras e oficina para Bariri em agosto

O Pontos MIS, programa de formação e difusão cultural com atuação em todo Estado de São Paulo, em parceria com o Setor de Cultura da Prefeitura Municipal de Bariri, traz neste mês de agosto para Bariri, no Centro Educacional, Cultural e de Exposições Mário Fava, duas palestras e uma oficina. A primeira palestra, “De Carmen Miranda a JK: uma introdução às Chanchadas”, acontece no próximo dia 15 de agosto, quinta-feira, às 19h, a segunda, "Transformação da Retomada: do Cinema da Retomada aos Dias de Hoje", dia 29 de agosto, quinta-feira, às 19h. A oficina “Cine Camiseta: Cinema de ontem e sempre”, é no dia 22 de agosto, quinta-feira, às 13h.

A palestra “De Carmen Miranda a JK: uma Introdução às Chanchadas”, com 40 vagas gratuitas, faixa etária acima de 16 anos, ministrada no dia 15 de agosto, às 19h, por Leandro Afonso, tem como objetivo fazer um breve apanhado histórico do período em que o cinema brasileiro, ancorado principalmente na comédia e no musical, mais se aproximou de uma indústria. Assim, a palestra busca mostrar, analisar e discutir trechos de longas que, sejam pela atuação, pelo roteiro ou pela mise-en-scène, representam as chanchadas e, simultaneamente, trazem qualidade e sofisticação. Leandro Afonso

A segunda palestra oferecida pelo Pontos MIS, no dia 29 de agosto, às 19h, "Transformação da Retomada - Do Cinema da Retomada aos Dias de Hoje", discutirá o cinema nacional a partir dos anos 90, explorando as inovações estéticas e as transformações sociais, políticas e culturais. Será ministrada por Bruno Cuccio, graduado pela FAAP em Cinema, mestrando do departamento de artes da UNESP e sócio da Travessia Filmes.

No dia 22 de agosto, às 13h, o oficineiro Diaulas Ulisses realiza a oficina “Cine Camiseta: Cinema de ontem e sempre”, com 20 vagas gratuitas, faixa etária acima de 10 anos, com objetivo de abordar a cinematográfica lúdica para crianças e adultos, com a demonstração de um projetor de cinema, um Super 8mm projetando nas camisetas das pessoas. A camiseta vira uma tela viva, aguçando a imaginação e despertando os sentidos de ver, refletir e discutir sobre a história do cinema, que começou totalmente mecânico com película, depois passando pelas mídias físicas VHS/Beta, LaserDisc, DVD/Blu Ray, depois o cinema digital em HDs, até chegar aos dias de hoje: o cinema virtual (sem mídia).

Mais informações no Centro Educacional, Cultural e de Exposições Mário Fava localizado à Avenida José Jorge Resegue, 687, Jardim Panorama, das 8h às 17h, fone 3662-5344.