17 MAI 2019
Campanha “Faça bonito: proteja nossas crianças e adolescentes” tem início hoje

No dia 18 de maio, sábado, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes e hoje, sexta-feira (17), às 13h30, a Prefeitura Municipal de Bariri, através da Diretoria de Serviço de Ação Social, fez o lançamento da campanha “Faça bonito: proteja nossas crianças e adolescentes”, no Museu Mário Fava.

A campanha “Faça Bonito: proteja nossas crianças e adolescentes” é nacional e Bariri trabalha intensamente para divulgar a importância da temática, tendo como diferencial um vídeo institucional que está sendo divulgado em redes sociais e veículos de comunicação.

O prefeito de Bariri, Neto Leoni, destacou necessidade da união de todos para o sucesso da campanha. “Se não houver um envolvimento de todos nós, muitas vezes esses abusos vão passar despercebidos. É importante que façamos essa campanha de forma intensa, sem medir esforços, através da parceria entre todos da nossa comunidade baririense”, ressaltou o prefeito.

O evento de lançamento abordou a temática do trabalho intersetorial no atendimento aos casos de denuncias de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, e também divulgar as atividades que serão realizadas ao longo do mês.

Segundo a Diretora de Ação Social, Débora Cornélio, a intenção é firmar uma campanha de forma sistêmica nas diversas unidades públicas e nas organizações da sociedade civil que fazem atendimento às crianças e adolescentes para que seja trabalhado o ano todo o conteúdo da campanha.

A psicóloga do judiciário de Bariri, Natália Kerche Alvaides, discursou durante o lançamento da campanha e passou orientações importantes de como proceder em diversas situações que possam surgir com crianças e adolescentes que são atendidos nos diversos segmentos da cidade.

Dia 18 de Maio

O “Dia Nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes” te como data o dia 18 de maio, escolhida porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o "Caso Araceli". Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade, proximidade e identificação com a causa.

Fotos: Caio Glauco