30/01/2019 às 14:51:00
Site desenvolvido por alunos da Univesp auxilia no gerenciamento de resíduos do município

Alunos do curso de Engenharia de Produção da Univesp, polo Bariri, desenvolveram a plataforma Web Zansa, que auxilia o gerenciamento de resíduos no município. Danielle Ribeiro de Almeida, Everton Aparecido Bueno, Gilberto Mantovani, Márcio Adriano Michelassi, Marcio Augusto Monari Junior, Sheila Liana Cunha e Sidney Takashi Sakurai criaram a ferramenta, com a supervisão de Cintia Portilho Gomes e tutoria de Ursula Mengui, com o objetivo de estabelecer uma conexão entre ofertas e demandas de resíduos industriais de empresas da cidade.

De acordo com o estudante Marcio Monari, o portal é a solução, baseada no conceito de “Economia Circular”, para que os resíduos de algumas indústrias sejam reaproveitados por outras companhias, impedindo o descarte direto no meio ambiente.

O trabalho foi organizado em quatro etapas. Após pesquisa, os desenvolvedores concluíram que a empresa Camisetas Kezo, especializada em uniformes e roupas para uso profissional, seria um potencial ofertante de retalho de tecidos à Frisokar Equipamentos Plásticos S.A., fabricante de componentes para cadeiras e assentos corporativos e à Imperial Automotivo, voltada à manutenção preventiva veicular.

Segundo Monari, o site foi a solução tecnológica encontrada pelo grupo para que haja uma ligação e comunicação entre empresas. “Por meio do portal Zansa, foi possível realizar o fluxo de retalhos de tecido das Camiseta Kezo para as outras duas. O portal se mostrou eficaz para um município de pequeno porte como Bariri, imagina a potencialidade dessa ferramenta quando for aplicada em uma escala maior”, disse.

Conheça o portal Zansa: http://projetointegradorbariri5n4.acessabrasil.com.br/

Fonte: Univesp.br

© Copyright Instar - 2006-2019.