28/01/2019 às 15:58:00
Carnês de IPTU começam a ser distribuídos em fevereiro

A partir do mês de fevereiro, a Prefeitura de Bariri inicia a entrega dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU 2019) no endereço de correspondência (cadastrado na Prefeitura) do proprietário do imóvel.

As entregas devem ser concluídas até a primeira quinzena de março, porém os contribuintes que possuem Imposto Territorial devem se atentar ao primeiro vencimento marcado para o dia 15 de março. O Imposto Predial terá seu primeiro vencimento dia 15 de abril.

O contribuinte que, por qualquer motivo, não tiver recebido o carnê deve procurar a prefeitura para fazer a retirada do mesmo ou acessar o site www.bariri.sp.gov.br (Cadastro de Contribuinte Mobiliário e Imobiliário), para emissão da segunda via do imposto.

O Chefe do Setor de Lançadoria, Dívida Ativa e Fiscalização, Valter Eduardo Favaro, explica que cerca de 19 mil imóveis estão inseridos no cadastro imobiliário do município deste ano e que a previsão de arrecadação com IPTU é de aproximadamente R$ 6,5 milhões. O reajuste do imposto foi de 3,56%.

Os prazos de vencimentos do tributo são os seguintes:

1. Os contribuintes que possuem terrenos sem edificação podem quitar seus débitos até o dia 15 de março. A data vale tanto para o pagamento do tributo em parcela única com desconto de 10% como para o pagamento da primeira parcela, sem desconto para os que optarem em pagar em oito vezes.

2. Os contribuintes que possuem imóveis com área já construída podem pagar até o dia 15 de abril. A data vale tanto para o pagamento em parcela única com desconto de 10% como para o pagamento da primeira parcela, sem desconto para os que optarem em pagar em oito vezes.

3. Importante: o desconto de 10% não se aplica à taxa de serviços de Proteção a Desastres e a CIP - Contribuição de Iluminação Pública, que permanecerá sem alteração mesmo para os que optarem pelo pagamento do IPTU em parcela única ou em oito vezes iguais.

O dinheiro arrecadado com o IPTU é revertido na manutenção da gestão municipal, com obras de infraestrutura, limpeza, manutenção de vias, iluminação e investimentos na saúde, educação e cultura.

Foto: Caio Glauco

© Copyright Instar - 2006-2019.