12/09/2018 às 14:29:00
Escolas Municipais atingem meta do Ideb

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram os resultados de 2017 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e as escolas municipais conseguiram melhora na nota em comparação ao Ideb anterior, de 2015.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.

Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar obtidos no Censo Escolar e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

De acordo com a Diretoria de Educação de Bariri, foi possível perceber o avanço de cada Unidade Escolar. Apenas a Escola Municipal Profª Joseane Bianco que o número de participantes não foi suficiente para que os resultados fossem divulgados. É necessário ter 80% dos alunos presentes, porém no dia da aplicação compareceram 71,42% dos alunos matriculados.

Os números demonstram avanços importantes em relação a todo processo educacional Municipal, se faz necessário exaltar o trabalho desenvolvido pelas unidades escolares desde a Educação Infantil até os Anos Finais, isso demonstra um trabalho sério e de grande comprometimento de toda equipe escolar e em especial aos professores que não medem esforços para garantir uma educação de qualidade. O desafio no momento é manter o patamar já alcançado e continuar avançando, a meta é uma referência e, uma vez superada, deve trazer novos desafios para a comunidade escolar, em especial nos anos finais.

ideb

© Copyright Instar - 2006-2018.