07 MAI 2018
SOCIAL
Bariri promove Campanha 18 de Maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração sexual contra crianças e adolescentes

A Prefeitura de Bariri por meio da Diretoria de Ação Social e o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), promovem nesta semana a Campanha “Faça Bonito” com a divulgação de materiais informativos nas unidades escolares e comércio em geral. Atualmente, a campanha do dia 18 de maio, “Faça Bonito!” – realizada em Bariri desde 2014.

A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade, proximidade e identificação com a causa

O dia 18 de maio foi instituído no ano 2000 como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e a ação que ocorrerá na data tem por objetivo chamar a atenção da sociedade sobre a importância de assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes.

Por que 18 de maio? O motivo da data é em memória ao crime bárbaro ocorrido com a menina Araceli Cabrera Sanches que, com apenas 8 anos de idade, foi sequestrada em 18 de maio de 1973, drogada, espancada, estuprada e morta por dois homens que promoviam festas em seus apartamentos, onde drogavam e violentavam meninas. Apesar da repercussão e do trágico aparecimento do corpo de Araceli, desfigurado por ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória (ES), poucos foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio da sociedade fortaleceu a impunidade dos criminosos. Além disso, a família da menina também silenciou diante do crime e sua mãe foi acusada de fornecer drogas para pessoas influentes da região, inclusive para os próprios assassinos de Araceli.

Canais de denúncia Anônima e Gratuita: Disque 100, Conselho Tutelar (3662-8669), CREAS (3662-6566) ou acesse: www.humanizaredes.gov.br/ouvidoria-online/

Faça Bonito, DENUNCIE! Esquecer é permitir, lembrar é combater.

Colaborou: Equipe gestora do CREAS