15 MAI 2018
Bariri realiza campanha para recolhimento de pneus

Nesta terça-feira (15), a Prefeitura de Bariri por meio da Diretoria de Saúde através da Vigilância Epidemiológica - Controle de Vetores e o Setor de Meio Ambiente promovem o recolhimento de pneus inservíveis em todos os bairros da cidade. O intuito é recolher pneus que estejam em vias públicas e demais localidades para que não sirvam de criadouro para o mosquito transmissor da doença.

Através de uma parceria com o Governo do Estado de São Paulo, Secretaria Estadual da Saúde, por intermédio do CVS e da Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e seus parceiros da Sala Estadual de Coordenação e Controle de Arboviroses de São Paulo, em consonância com as orientações do Ministério da Saúde, promovem a "Semana Estadual de Mobilização para o Recolhimento de Pneus nos Domicílios Paulistas", com objetivo de eliminação destes possíveis criadouros.

A infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, é favorecida pela destinação, armazenamento e descarte inadequados de resíduos que tem potencial para acumular água. Dentre tais resíduos, o pneu configura-se como um dos mais relevantes criadouros do vetor.

As equipes da Prefeitura de Bariri realizarão até o dia 18 (sexta-feira), o serviço de recolhimento de pneus inservíveis em todos os bairros da cidade e orienta a população a descartar os pneus próximos aos muros de seus domicílios. A população também pode denunciar focos do mosquito Aedes aegypti pelo telefone para contato é (14) 3662-5783 e o e-mail vigi_epidemi@bariri.sp.gov.br.

Ponto fixo para descarte

Para o recolhimento dos pneus inservíveis, a Prefeitura de Bariri mantém um depósito temporário no Ecoponto Municipal, anexo ao Almoxarifado Municipal (Barracão), localizado na Avenida Claudionor Barbieri, 1780, centro da cidade. A entrega dos pneus pode ser feita gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Fique atento às dicas para evitar a proliferação do Aedes:

– Cobrir caixas d’água;
– Evitar o acúmulo de água em tonéis e baldes;
– Manter as calhas sempre limpas;
– Não deixar pneus expostos ao tempo e nunca permitir o acúmulo de água dentro deles;
– Limpar bandejas externas das geladeiras e ar-condicionado;
– Esvaziar garrafas, baldes e latas. Guardá-los em local coberto;
– Lavar semanalmente com buchas, sabão e água corrente os recipientes destinados à alimentação dos animais domésticos;
– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
– Limpe semanalmente ou preencha com areia os pratos de vasos de plantas.

Destinação anual

No dia 1º de março, a Prefeitura de Bariri destinou de forma ambientalmente correta 5.844 pneus inservíveis, que foram recolhidos no período de 01/04/2017 à 01/03/2018. Esta quantia refere-se a pneus de carros, motos, caminhões e máquinas considerado inservível, quando não há mais condição de ser utilizado para circulação ou reforma.

Os pneus inservíveis foram coletados por empresa de transporte responsável pela coleta em Bariri, sem custo para a municipalidade, atuando em coordenação com a Reciclanip, entidade ligada à Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), que dá o destino ao material sem causar danos ao meio ambiente. O recolhimento foi acompanhado pelo chefe do setor de Meio Ambiente, Sincler Policarpo. O trabalho gratuito de destinação de pneus inservíveis realizado pela entidade é comparável aos maiores programas de reciclagem desenvolvidos no país.

Os pneus têm tempo mínimo de cerca de 600 anos para decomposição. Por este tempo, o descarte inadequado gera vários impactos para a saúde humana e meio ambiente como a proliferação de mosquitos, acúmulo de lixo entupindo bueiros e prejudicando o escoamento de águas pluviais. Esta ação serve como um grande fator de apoio ao combate ao mosquito aedes aegypti, ajudando na retirada de pneus que eram depositados a céu aberto.