29/03/2018 às 09:00:00
Prefeitura encontra dificuldade para abertura de comporta do Lago Municipal

Na tarde dessa quarta-feira, dia 20, o maquinário da Prefeitura de Bariri tentou destravar a comporta do Lago Municipal Prefeito Accácio Masson para início do esgotamento das águas do reservatório artificial. A ação contou com apoio do Corpo de Bombeiros.

Durante mais de duas horas, os bombeiros tentaram encontrar a comporta, que estava submersa, mas não localizaram. Isso ocorreu por causa de uma obstrução em cima da caixa de contenção de água. Como não foi possível retirar a tampa, o trabalho será retomado na próxima segunda-feira, dia 2.

Esse é o primeiro passo para o processo de desassoreamento, que será realizado no lago. Depois que a lagoa for esgotada, terá início a obra de retirada de terra do local.

A limpeza de plantas aquáticas e o desassoreamento do Lago Municipal estão baseados na Lei Federal nº 12.651/2012. A medida dispensa a autorização do órgão ambiental competente para a execução, em caráter de urgência, de atividades de segurança nacional e obras de interesse da defesa civil, destinadas à prevenção e mitigação de acidentes em áreas urbanas.

As obras serão realizadas pela Prefeitura de Bariri com recursos próprios e deve durar aproximadamente seis meses. A última obra de desassoreamento foi realizada em 2012 pela Prefeitura Municipal, por meio da empresa Conalpa Construtora Alta Paulista Ltda, de Marília, pelo valor de R$ 142.443,36.

CURIOSIDADE
A construção do Lago Artificial foi concluída em dezembro de 1976 e em fevereiro de 1989 foi denominado Lago Municipal Prefeito Accácio Masson.

© Copyright Instar - 2006-2018.