27/03/2018 às 08:00:00
Falsa notícia pode atrapalhar trabalho de agentes de endemias

A Prefeitura de Bariri por meio da Vigilância Epidemiológica - Controle de Vetores esclarece nesta segunda-feira (26), que é falsa a notícia que circula nas redes sociais sobre o roubo de coletes, crachás e bolsas de agentes de endemias que atuam no combate à dengue. O boato pode gerar dúvida no morador quando os agentes visitarem as casas.

O documento informa ainda que há suspeita de que os materiais serão usados para furtos em residências e orienta as pessoas a informar familiares e amigos sobre a situação. A Prefeitura de Bariri esclarece que nenhum uniforme foi furtado no município e que o trabalho dos agentes é muito importante para a população.

A mensagem enviada via whatsapp diz: "Atenção - URGENTE. Foram roubados coletes, crachás e bolsas de agentes endêmicos de controle de dengue. Suspeita-se de que serão usados para furtos em residências. Distribuam e informe a todos os seus familiares e amigos. Atenção - URGENTE."

A Vigilância Epidemiológica - Controle de Vetores ressalta que os agentes de combate às endemias costumam ser os mesmos a visitar um determinado trecho. “A cidade é dividida em setores e, somente em caso de férias ou licença médica de algum agente, é que há possibilidade de substituição, para que nenhum bairro fique prejudicado. A notícia que está circulando nas redes sociais é falsa. A população pode ficar despreocupada, porque isso não é verdade”, explicou Vânia Ferrari, chefe do setor de Vigilância Epidemiológica - Controle de Vetores.

A Diretoria de Saúde esclarece que os agentes de endemias, responsáveis pelo trabalho de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, percorrem os bairros devidamente identificados, incluindo documento de identificação. Casos em que não houver identificação ou até situações excepcionais devem ser comunicados pelo telefone 3662-5783.

© Copyright Instar - 2006-2018.