21 MAR 2018
Saúde promove mutirão de oftalmologia em abril

A Prefeitura de Bariri, por meio da Diretoria de Saúde, em parceria com a UNESP de Botucatu, realizará no dia 9 de abril, a partir das 7h30, o Projeto Saúde Ocular - Mutirão de Atendimento Médico Oftalmológico, na Unidade de Saúde Básica - UBS Nova Bariri.

O Projeto Saúde Ocular da UNESP de Botucatu é uma iniciativa do Departamento de Oftalmologia da UNESP - Botucatu, que coordena as consultas oftalmológicas. O projeto existe há mais de 15 anos e permite a realização de atendimento gratuito e de qualidade a um grande número de pessoas necessitadas.

A saúde ocular merece uma atenção especial por meio de um diagnóstico precoce. Por isso, óculos de grau (corretivos) só devem ser usados com orientação do oftalmologista, após consulta e realização de exames. Não existe uma idade para o início do uso de óculos. As lentes corretivas podem ser necessárias desde muito cedo, antes de 1 ano de idade, como somente em idade adulta.

A UBS Nova Bariri atenderá até 200 pacientes com enfermidades oculares. Os exames consistem em detecção e tratamento em: catarata, glaucoma, pterígio (capa esponjosa), plástica ocular, vias lacrimais e alterações de refração (grau de deficiência para uso de lente). Os casos que necessitarem de tratamento serão encaminhados ao Hospital  das Clínicas da UNESP de Botucatu.

O agendamento prévio poderá ser realizado até o dia 6 de abril, ou até as vagas se esgotarem, das 7h30 às 11h30, diretamente na Unidade de Saúde Básica – UBS Nova Bariri, localizada na Avenida Angiolite Papaterra, 201 – Jardim Nova Bariri.

Outras unidades de saúde municipal como: Centro de Saúde, Centro de Diagnose, UBS Nova Bariri, PSF 1, 2, 3 e 4 e SOMA 1, também estão realizando o encaminhamento dos pacientes para a UBS Nova Bariri, que poderão participar do projeto "Saúde Ocular". O projeto é gratuito e contribui para suprir a alta demanda de atendimentos das unidades de saúde e programas saúde da família de toda a cidade.

A Unidade de Saúde orienta, que o paciente leve o encaminhamento médico e, se possível, apresente cópia simples do RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência. Os pacientes que forem contatados não devem faltar à consulta. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3662-0843.