14 MAR 2018
ADMINISTRATIVO
Prefeitura implanta sistema de videomonitoramento

Foi iniciada no dia 1º de março, a instalação das câmeras de videomonitoramento na cidade de Bariri, que irá receber nessa primeira etapa, equipamentos em pontos estratégicos com o intuito de garantir mais segurança à população e inibir a atuação de criminosos em áreas centrais e de grande fluxo de pessoas.

O Videomonitoramento Municipal é um projeto experimental, por um período de 90 dias, que tem o apoio das autoridades policiais. A Prefeitura de Bariri será responsável pelo investimento inicial e armazenamento das imagens por 30 dias, para auxiliar as autoridades locais na prevenção e repressão da violência, além de ajudar no esclarecimento de ocorrências na cidade.

O sistema experimental e temporário conta com 6 (seis) câmeras que captam imagens em alta definição, localizadas nos pontos: 1) cruzamento da Rua Sete de Setembro com a Av. Claudionor Barbieri; 2) semáforo do cruzamento da Rua Tiradentes com a Av. Claudionor Barbieri; 3) semáforo do cruzamento da Rua Sete de Setembro com a Av. XV de Novembro; 4) semáforo do cruzamento da Rua Tiradentes com a Av. XV de Novembro; 5) rotatória do cruzamento da Rua Rui Barbosa com a Av. José Jorge Resegue (próximo ao Lago Municipal); 6) defronte a Base da Polícia Militar na Av. XV de Novembro.

As câmeras estão sendo locadas com recursos próprios da Prefeitura e a instalação dos equipamentos deve ser concluída até o dia 26 deste mês. Posteriormente, na segunda etapa do projeto, o município realizará abertura de processo licitatório para instalação de mais câmeras de segurança, em diferentes pontos da cidade.

O sistema de videomonitoramento é uma ferramenta que conta com equipamentos de alta resolução e visão noturna. As imagens captadas terão transferência por meio de rede de fibra ótica. O novo sistema de transmissão de dados possibilita que as imagens de videomonitoramento sejam acompanhadas pela Prefeitura Municipal e autoridades policiais.