05 MAR 2018
Prefeitura destina mais de 5 mil de pneus inservíveis para reciclagem

No dia 1º de março, a Prefeitura Municipal por meio do Setor de Meio Ambiente, destinou de forma ambientalmente correta 5.844 pneus inservíveis, que foram recolhidos no período de 01/04/2017 à 01/03/2018. Esta quantia refere-se a pneus de carros, motos, caminhões e máquinas considerado inservível, quando não há mais condição de ser utilizado para circulação ou reforma.

Os pneus inservíveis foram coletados por empresa de transporte responsável pela coleta em Bariri, sem custo para a municipalidade, atuando em coordenação com a Reciclanip, entidade ligada à Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), que dá o destino ao material sem causar danos ao meio ambiente. O recolhimento foi acompanhado pelo chefe do setor de Meio Ambiente, Sincler Policarpo. O trabalho gratuito de destinação de pneus inservíveis realizado pela entidade é comparável aos maiores programas de reciclagem desenvolvidos no país.

Os pneus têm tempo mínimo de cerca de 600 anos para decomposição. Por este tempo, o descarte inadequado gera vários impactos para a saúde humana e meio ambiente como a proliferação de mosquitos, acúmulo de lixo entupindo bueiros e prejudicando o escoamento de águas pluviais. Esta ação serve como um grande fator de apoio ao combate ao mosquito aedes aegypti, ajudando na retirada de pneus que eram depositados a céu aberto.

Para o recolhimento dos pneus inservíveis, a Prefeitura de Bariri mantém um depósito temporário no Ecoponto Municipal, anexo ao Almoxarifado Municipal (Barracão), localizado na Avenida Claudionor Barbieri, 1780, centro da cidade. A entrega dos pneus pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.