28º Previsão para hoje (29 de março) 29 de março
15 DEZ 2017
Vigilância Epidemiológica vacina 2.811 animais contra a raiva

A Prefeitura de Bariri, através da Diretoria de Saúde, vacinou 2.811 animais contra a raiva, sendo 2.489 cachorros e 322 gatos. Os dados foram divulgados pela equipe da Vigilância Epidemiológica – Controle de Vetores.

Segundo informações da chefe do setor da Vigilância Epidemiológica, o número atingiu a meta de imunização. A campanha de vacinação antirrábica ocorreu entre os dias 20 de novembro e 4 de dezembro, em duas etapas. Primeiro foi realizada diretamente na sede da Vigilância. Depois percorreu pontos fixados em diferentes bairros da cidade.

Entre os pontos, os animais foram imunizados no pátio da Caixa d’Água na Vila Santa Helena; Posto de Saúde – Av. Padre João Eid; PSF-3 - Vila Americana, Unidade de Saúde da Nova Bariri; PSF-1 - Bairro Livramento; e na Praça da Juventude Claudinei Assad. As doses eram aplicadas das 8 às 11h e das 13 às 16h.

Vânia afirma que o setor disponibilizou vacinas para imunização dos animais do abrigo, mantido pela Focinho Carente. Cães e gatos abandonados na rua também foram vacinados pelos agentes epidemiológicos, quando esses permitiam.

A raiva

A raiva é doença mortal causada por um vírus, que tem como principal reservatório animais mamíferos. É doença infectocontagiosa aguda fatal, caracterizada principalmente por sinais nervosos de agressividade, paresia e paralisia, sendo considerada uma das mais graves zoonoses descritas. Pode-se prevenir através do uso de vacinas.

A transmissão do vírus da raiva ocorre pelo contato da saliva do animal doente com a pele ou mucosas lesadas (mordedura ou arranhadura). Mais informações podem entrar ser obtidas no Setor de Vigilância Epidemiológica de Bariri, através do telefone 3662-5783.

Fonte: Jornal Candeia