30 NOV 2017
Mutirão de Limpeza "Todos Contra a Dengue" tem início nesta segunda (4)

A Administração Municipal e a Defesa Civil em parceria com a Diretoria de Saúde por meio do Setor de Vigilância Epidemiológica (Controle de Vetores) e Diretoria de Infraestrutura, Diretoria de Obras e Meio Ambiente do Município, inicia na próxima segunda-feira, dia 4, uma força tarefa do Mutirão de Limpeza “Todos Contra a Dengue”. A ação tem o objetivo de recolher todo o material que possa acumular água e gerar criadouros do mosquito, eliminação de focos do mosquito Aedes Aegypti e de outros vetores de doenças como ratos, baratas e escorpiões e orientar a comunidade em geral.

Continuidade

A Campanha de Mobilização e Combate - "Todos contra a Dengue" vem sendo realizada desde o início do ano, a campanha 'Vamos Limpar Bariri', idealizada pelo Prefeito Araujo ajudou na limpeza de diversas áreas da cidade, com o recolhimento das vias públicas de mais de 20 toneladas de lixo e o Setor de Vigilânicia Epidemiológica (Controle de Vetores) vem realizando o trabalho de ação de combate preventivo do mosquito Cúlex com a aplicação do ciclo de termonebulização espacial (fumacê) para o combate preventivo dos "pernilongos".

Prevenção

O Setor de Saúde tem disponibilizado periodicamente agentes de saúde para realizar o trabalho de controle mecânico em busca de focos de reprodução do mosquito transmissor da doença e conscientização em mais de 15 mil imovéis urbanos em toda a cidade. Os agentes orientam a população para o descarte de produtos que podem acumular água como pneus, recicláveis, materiais da linha branca, móveis sem uso, entre outros objetos, tendo como meta principal combater a proliferação de larvas do mosquito transmissor da doença.

O Setor de Vigilância Epidemiológica orienta os moradores a deixarem entulhos em frente suas casas - entre a calçada e a rua - nos dias do mutirão do seu bairro. O mutirão de limpeza 2017 não inclui lixo orgânico - coletado diariamente pela Prefeitura - e nem entulhos de construções, feito por serviço particular de caçamba e recolhimento de galhos de árvores. O setor ainda alerta toda a população para a necessidade de uma minuciosa verificação em locais, com acúmulo de água parada nos domicílios e suas áreas comuns, como quintais e jardins, uma vez que nos dias as chuvas estão intensificadas e, com a predominância do sol em parte do dia com as altas temperaturas, as condições estão muito favoráveis à multiplicação do mosquito transmissor da dengue.

Cronograma do Mutirão de Limpeza 2017 – "Todos Contra a Dengue”:
- 04/12 (segunda-feira) - Jardim Garotinho, Santo André 1 e 2, Jardim Iguatemi, Jardim Brasil 500, Jardim Esperança 2, Núcleos 2, 3 e 4 e Jardim Romero
- 05 e 06/12 (terça e quarta-feira) - Vila São José, Jardim Maria Luisa 2 e 3, Vila Santa Helena, Núcleo 1, Jardim Domingos Aquilante, Jardins Santa Clara e Santa Rosa
- 07/12 (quinta-feira) - Jardim Esperança 1, Vila Conceição, Jardim São Marcos, Santa Inês (parte do centro próximo a antiga Indústria Resegue) e Vila Americana
- 08/12 (sexta-feira) - Jardim Maravilha, Parque dos Ipês, Jardim Morumbi, Jardim Bela Vista, Jardins Beltrame 1 e 2, Jardim Umuarama, Jardim das Américas, Residenciais Viuval 1 e 2, Residencial Canto Verde, Residencial Eco Ville e Residencial Mirágua
- 11/12 (segunda-feira) - Vila Santa Terezinha, Jardim Paraiso, Jardim Panorama (parte centro próximo a Santa Casa), Jardim Santa Lucia e Jardim Nova Bariri
- 12/12 (terça-feira) - Jardim Industrial I e II, Jardim Alvorada e Bairro Livramento
- 13/12 (quarta-feira) - Centro, Jardim Esplanada, Jardim Paulista e Maguin Villas
- 14/12 (quinta-feira) - Vila Maria, Jardim São Francisco, Cidade Jardim, Jardim Primavera, Polo Empresarial e Jardim Lucyla
- 15/12 (sexta-feira) - Jardim Maria Luiza, Jardim Yang 1 e 2, Jardim Europa e Vivas Mais

Mais informações pelo telefone: 3662-5783 - Vigilância Epidemiológica (Controle de Vetores)

Atenção para os sintomas da dengue:

- Falta de apetite e sensação de fraqueza
- Febre alta repentina
- Dor na junta e nos músculos
- Manchas avermelhadas pelo corpo
- Dor nos olhos e dor de cabeça
- Pode ocorrer sangramento de nariz e gengivas, em alguns casos

Dicas de prevenção:

- Não acumule água nos pratos dos vasos de plantas
- Limpe os bebedouros de animais
- Coloque embalagens de vidro, lata e plástico em sacos plásticos
- Guarde garrafas vazias com o gargalo para baixo
- Guarde pneus velhos sob abrigo
- Feche caixas d'água, tonéis e latões
- Mantenha a piscina tratada o ano inteiro
- Mantenha desentupidos as calhas, ralos, canos e toldos.