28 NOV 2017
Univesp abre inscrições para o primeiro vestibular em Bariri

O ensino superior público e gratuito em Bariri se tornou realidade. A Administração Municipal informa que as inscrições para os dois cursos gratuitos de graduação da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) já iniciaram e seguem até o dia 5 de janeiro. Ao todo, serão disponibilizadas 100 vagas para o Polo de Bariri, sendo 50 vagas para o curso de Engenharia de Produção e 50 vagas para o curso de Pedagogia.

As inscrições serão feitas somente pela internet no endereço www.vunesp.com.br. O valor da taxa é de R$ 47,88. No site estão disponíveis o edital, o manual do candidato e outras informações sobre o vestibular, como detalhes sobre descontos na inscrição. As provas serão realizadas no dia 21 de janeiro.

Ao todo, serão disponibilizadas mais de 20 mil vagas em todo o Estado de São Paulo. A Universidade é voltada para a Educação à Distância (EAD) e os cursos são disponibilizados por meio de convênio firmado entre as Prefeituras e o Governo do Estado de São Paulo.

Em Bariri, o início dos cursos, que são totalmente gratuitos, está previsto para o dia 26 de fevereiro. As aulas serão on-line e ocorrerão também encontros presenciais. Os alunos contarão com a assistência permanente de tutores com orientação da Univesp.

Quem pode se inscrever?

Podem se inscrever para o vestibular dos cursos: portador de certificado de conclusão do Ensino Médio, ou equivalente; portador de diploma de Curso Superior; quem estiver cursando o Ensino Médio, ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso.

Cursos em Bariri

Engenharia de Produção: conjunto de conhecimentos aplicados para desenvolver procedimentos e métodos que elevem a produtividade e a rentabilidade de uma organização (capacidade de sistematização de processos e raciocínio lógico). Duração de 5 anos.

Pedagogia: conjunto de conhecimentos que trata da educação de indivíduos e estuda os problemas relacionados com seu desenvolvimento como um todo. Duração de 4 anos.

O que é a Univesp?

Criada em 2012 como Fundação, a Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) é uma instituição de Ensino Superior mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, e vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e credenciada como universidade pelo Conselho Estadual de Educação e pelo MEC.

Convênio com a Prefeitura de Bariri

O prefeito Paulo Henrique Barros de Araujo anunciou a conquista da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) no início do mês de novembro, quando firmou-se parceria com o Governo do Estado de São Paulo. Os cursos oferecidos, além de gratuitos, possuem padrão de excelência, por meio da atuação conjunta de instituições públicas de ensino superior do Estado de São Paulo como USP, UNESP, UNICAMP e Centro Paula Souza, que oferecem aos alunos, cursos com altíssimo nível de qualificação profissional.

O Polo Bariri funcionará junto à Escola Municipal Prof. Eurico Acçolini, localizada Rua Regina Pizza Beltrame, nº 126, no Jardim Panorama. O local, que receberá as aulas presenciais quinzenalmente, recebeu uma sala equipada com mobiliários novos e computadores de última geração. O prefeito Paulo Henrique Barros de Araujo, o diretor de desenvolvimento econômico, Vicente Sergio Barbieri Junior, tem se reunido com os empresários do município, para viabilizar a instalação da primeira universidade pública da cidade. “Graças a ajuda da iniciativa privada e de todos, conseguimos realizar o sonho da primeira universidade de nossa cidade. O Polo de Bariri está sendo bem estruturado, desde a doação de móveis novos com certificação do Ministério da Educação até a doação de 50 notebooks, um investimento de mais de 200 mil reais. Ficamos muito felizes em poder oferecer essa oportunidade gratuita de geração de qualificação profissional, que abrirá portas para o emprego e renda do nosso município”, destacou o prefeito.

Para o diretor de desenvolvimento econômico, Vicente Sérgio Barbieri Junior, essa é uma oportunidade para trazer muitos benefícios à cidade. “É por meio da educação que nós conseguiremos formar cidadãos, que terão condições de mudar a nossa sociedade. Queremos agradecer a todos por mais essa conquista".

Para mais informações, os interessados devem acessar o site www.univesp.br/vestibular ou entrar em contato com a Central de teleatendimento – Disque Vunesp (11) 3874-6300, em dias úteis, das 8 horas às 20 horas.