23/11/2017 às 08:58:00
› Vacinação contra a raiva nos bairros começa nesta segunda-feira (27)

A Administração Municipal e a Diretoria de Saúde por meio do Setor de Vigilância Epidemiológica - Controle de Vetores, inicia nesta segunda-feira, dia 27, a vacinação antirrábica em cães e gatos nos pontos de vacinação nos bairros da zona urbana.

Desde a última segunda-feira, dia 20, o setor de Vigilância Epidemiológica - Controle de Vetores está vacinando os animais todos os dias, das 8h às 11h e das 13h às 16h, no prédio do setor localizado na Rua Campos Sales, n.º 642, até o dia 04 de dezembro.

Os postos de vacinação movéis vão percorrer os bairros do município no período das 8h às 11h e das 13h às 16h. A programação a seguir indica os locais onde estarão as equipes de vacinação da Vigilância Epidemiológica:

- 27 (segunda-feira) – Pátio da Caixa d'água Vila Santa Helena;
- 28 (terça-feira) – Em frente ao Posto de Saúde – Av. Padre João Eid;
- 29 (quarta-feira) – Em frente ao PSF-3 - Vila Americana
- 30 (quinta-feira) – Em frente ao Unidade de Saúde da Nova Bariri;
- 1º/12 (sexta-feira) – Em frente ao PSF-1 - Bairro Livramento;
- 04/12 (segunda-feira) – Praça da Juventude "Claudinei Assad"

A raiva é uma doença mortal causada por um vírus, que tem como principal reservatório os animais mamíferos. É uma doença infectocontagiosa aguda fatal, caracterizada principalmente por sinais nervosos de agressividade, paresia e paralisia, sendo considerada uma das mais graves zoonoses descritas, porém pode se prevenir através do uso de vacinas.

A transmissão do vírus da raiva ocorre pelo contato da saliva do animal doente com a pele ou mucosas lesadas (mordedura ou arranhadura).

A vacinação é uma das principais ações de controle da raiva no mundo, sendo responsável pela redução do número de casos de raiva animal, e consequentemente, da raiva humana.

“Solicitamos à população que uma pessoa adulta leve o animal para vacinar sempre com uma coleira adequada e a carteira de vacina do bichinho de estimação, é muito importante que todos levem seus animais para vacinar”, comenta Vania Marisa Romão Ferrari, Chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica - Controle de Vetores.

Para maiores informações os interessados podem entrar em contato com o Setor de Vigilância Epidemiológica de Bariri por meio do telefone 3662-5783.

© Copyright Instar - 2006-2017.