28/10/2017 às 15:00:00
› Programa Criança Feliz comemora a infância

No último dia 25, a Diretoria de Ação Social por meio da equipe do Programa Criança Feliz, sob a coordenação de Meire Gasparoto Rainere, comemorou o mês das crianças, com as 150 famílias beneficiáras do programa.

A festividade para a comemoração do mês das crianças contou com pipoca, algodão doce, piscina de bolinhas, pula-pula, arte em bexigas, além da ação voluntária do Fundo Social de Solidariedade, que preparou deliciosos cachorros-quentes.

Recém implantado, o Programa Criança Feliz de Bariri comemorou 1000 visitas domiciliares às famílias assistidas, superando as cidades da região, que não iniciaram o programa e não contam com equipe instituída.

O Criança Feliz atende gestantes, crianças de até três anos e suas famílias em situação de vulnerabilidade social, beneficiárias do Programa Bolsa Família (visitas semanais e quinzenais); crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada e suas famílias (visitas semanais) e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção prevista no artigo 101 da Lei nº 8.609, de 13 de julho de 1990, e suas famílias.

As visitas têm caráter preventivo, proativo, viabilizando o desenvolvimento infantil integral na primeira infância, apoiando a gestante e a família na preparação para o nascimento da criança, fortalecendo o vínculo afetivo e o papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças, estimulando o desenvolvimento de atividades lúdicas.

A equipe de visitas conta com a coordenadora, com a psicóloga Gisele Fernanda Crepaldi, com supervisora, e três visitadores: Marcos P. M. Ferreira, Luciane C. Ticianelli e Priscila Domingos. A equipe desenvolve o programa em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. Ao todo foram proporcionadas 96 horas de capacitação com Seminário Regional e Capacitação de Supervisores, Coordenadores e Visitadores.

“As visitas são ações planejadas com uma metodologia específica, conforme orientações técnicas, treinamentos e estudos específicos para este público, tendo em vista a atenção e apoio à família, o fortalecimento de vínculos e o estímulo ao desenvolvimento infantil e a superação da situação de vulnerabilidade social”, comenta Meire Gasparotto Rainere, coordenadora do programa.

Intersetorialidade no Programa Criança Feliz

Buscando facilitar o acesso das famílias atendidas às políticas e serviços públicos de que necessitem, o Criança Feliz conta com um comitê gestor, com representantes das diretorias de Serviços de Ação Social, Saúde, Educação e Cultura, haja vista a complexidade dos casos atendidos pelo Programa Bolsa Família.

© Copyright Instar - 2006-2017.