27 OUT 2017
Saúde promove palestra sobre câncer de mama e colo do útero

A Administração Municipal por meio da Diretoria de Saúde, através do Programa Saúde da Família (PSF 2 e 4) do Vila Santa Helena, realizou na tarde de hoje (26) uma palestra sobre prevenção ao Câncer de Mama e de Colo de Útero.

As médicas Mayara Sabione Zanetti e Tailin Guerrero Yero, que atendem na unidade, falaram da importância de realizar o autoexame da mama e de manter o exame de citologia sempre em dia. Elas também ensinaram a forma correta de realizar o autoexame e tiraram dúvidas das participantes juntamente com as enfermeiras Adriana Facin Pedroso e Maria José.

A ação reuniu cerca de 50 mulheres da localidade, além de funcionários da unidade e convidados. Durante toda a tarde foram oferecidos aos participantes atividades de beleza e apresentação de dança do ventre. Ao final do evento foi realizado sorteio de brindes e oferecido um lanche.

O Posto de Saúde da Família II e IV “Aristides A. Pereira”, fica localizada na Av. Orlando Belluzzo, 700 - Vila Santa Helena, com atendimentos de segunda a sexta das 7h às 17h, telefone 3662-6696 ou e-mail: psf2@bariri.sp.gov.br ou psf4@bariri.sp.gov.br.

Sobre o Câncer de Mama

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve nos seios. Todo câncer é caracterizado por um crescimento rápido e desordenado de células.

Sintomas

O câncer de mama inicialmente é assintomático. As formas mais fáceis de se descobrir logo no início são por exames como mamografia ou ultrassom. O exame de toque também é importante, ao notar qualquer alteração na mama, agende uma consulta médica.

Algumas alterações físicas das mamas podem ser indícios de câncer de mama. Quando há presença destes indícios, é possível que a doença esteja em um nível avançado.

Fique de olho em alguns sintomas:
* Dor ou inversão do mamilo
* Vermelhidão ou descamação do mamilo ou da pele do seio
* Aparecimento de nódulos (caroços) no seio ou na axila, podendo apresentar dor ou não, serem duros e irregulares ou macios e redondos
* Presença de secreção pelo mamilo, sanguinolenta ou não
Inchaço irregular em parte da mama, que pode ficar quente e vermelha
* Irritação ou retração na pele ou aparecimento de rugosidade semelhante à casca de laranja
* Nos casos mais adiantados, é possível aparecer ulceração na pele com odor desagradável
* Um caroço na mama não significa necessariamente câncer. * Grande parte dos nódulos mamários são cistos e adenomas benignos. As mamas se modificam naturalmente ao longo do ciclo menstrual, porém, ao notar as alterações e sintomas descritos acima, é essencial ser consultado rapidamente.

Câncer de Colo do Útero

O câncer de colo de útero é um tipo de tumor maligno que ocorre na parte inferior do útero, região em que ele se conecta com a vagina e que se abre para a saída do bebê ao final da gravidez.

Tipos

Os cânceres de colo de útero normalmente são de dois tipos:
* Carcinomas de células escamosas ocorrem na maioria dos casos e normalmente são ocasionados pela presença do vírus HPV
* Adenocarcinomas são cânceres de colo de útero menos comuns, mas que também podem aparecer

Em algumas ocasiões, os dois tipos de células cancerígenas podem estar envolvidos em um só caso de câncer de colo de útero.

Causas

A principal causa de câncer de colo do útero é a presença do HPV, uma doença sexualmente transmissível causada pelo Papiloma Vírus Humano, pois ele estimula o surgimento de alterações no DNA das células, que começam a se multiplicar de forma descontrolada, levando ao surgimento do câncer.

Colaborou: Equipe gestora