22 SET 2017
ETEC
Bariri abre inscrições para curso gratuito de soldador

A Administração Municipal por meio da Diretoria de Desenvolvimento Econômico firmou convênio para receber em Bariri a unidade móvel do Via Rápida Emprego, ação do governo do Estado. O curso gratuito de soldador básico tem início previsto para a 1ª quinzena de novembro e a carreta móvel ficará instalada na Praça da Juventude "Claudinei Assad", no Jardim Maria Luiza. Coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), a iniciativa oferece 60 vagas aos moradores da cidade.

O diretor de desenvolvimento, Vicente Sergio Barbieri Júnior, representando o Prefeito Paulo Henrique Barros de Araujo, e o presidente da Câmara Municipal, Vagner Mateus Ferreira (Vaguinho), participaram de uma reunião na manhã da última quarta-feira (20) com o Diretor Técnico II da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo, Ricardo Carvalho Fernandes, para organizar o cronograma e logística da unidade móvel do Via Rápida Emprego em Bariri.

O veículo atenderá até 20 alunos por turma. Com duração de 100 horas, os cursos são ministrados em três períodos, por professores do Centro Paula Souza (Etec). A unidade móvel ficará instalada durante um mês em Bariri.

A carreta possui área interna de 40m². Ao todo, são 10 cabines equipadas com máquinas de solda, multiprocesso e esmerilhadeiras, que são utilizadas para as aulas práticas, além de um laboratório com 6 máquinas de soldagem virtual e 6 kits inspetor de soldagem e detector de falhas para a realização de simulações.

De acordo com o Diretor de Desenvolvimento Econômico, Vicente Sergio Barbieri Junior, o profissional preparado tem mais chances de conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho. “Os cursos do Via Rápida Emprego oferecem capacitações dinâmicas de curta duração para os diversos setores. Um trabalhador qualificado é o diferencial que as empresas procuram no mercado de trabalho”, explica.

Inscrições

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas na Escola SENAI de Bariri (Avenida XV de Novembro, 196 - Centro), de segunda a quinta das 9h às 16h e das 19h às 21h; sexta das 9h às 16h. Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos e residir no município. Os documentos necessários são RG, CPF, comprovante de residência e histórico escolar. Mais informações pelo telefone 3662-4544.

A seleção é feita pela Secretaria do governo do estado, que considera critérios específicos e próprios. Os participantes são informados por correspondência oficial e as vagas serão preenchidas por ordem de chegada e apresentação da mesma, com limite total de 60 vagas.

Sobre o Via Rápida Emprego

Lançado em 2011, o Via Rápida Emprego é uma ação do Governo de São Paulo, coordenada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. Mais informações no site www.viarapida.sp.gov.br.