16 AGO 2017
MEIO AMBIENTE
Bariri participa do Censo Nacional dos Órgãos Gestores Municipais de Meio Ambiente

A Administração Municipal por meio do Setor de Meio Ambiente consolidou a participação no Censo Nacional dos Órgãos Gestores Municipais de Meio Ambiente. O Censo foi produzido pela ANAMMA - Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente, com apoio do Ministério do Meio Ambiente - MMA.

O Setor de Meio Ambiente, encaminhou todas as informações solicitadas pela associação. Por meio do Censo, a ANAMMA pretende compreender a situação da gestão ambiental dos municípios, de modo a melhor orientar a sua atuação e levar as demandas das cidades para o debate em esfera federal.

Pela participação no processo da ANAMMA o município de Bariri, assim como o chefe do setor de meio ambiente, Sincler Policarpo, receberam o Certificado de Participação no Censo Nacional dos Órgãos Gestores Municipais de Meio Ambiente da ANAMMA Nacional, assinado pelo Presidente Rogério Menezes e também o Manual de Licenciamento Ambiental de Obras Públicas que serve de referência para as cidades interessadas em implementar ou aperfeiçoar seus serviços de licenciamento ambiental.

Sobre a ANAMMA

A ANAMMA - Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente - é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou vínculos partidários, representativa do poder municipal na área ambiental, com o objetivo de fortalecer os Sistemas Municipais de Meio Ambiente para implementação de políticas ambientais que venham a preservar os recursos naturais e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Fundada em 1988, em Curitiba, a ANAMMA tem desenvolvido ações voltadas para o fortalecimento municipal, ocupando lugar de destaque no Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA.

Os objetivos da ANAMMA são: Congregar e representar o órgão ambiental do poder executivo dos municípios, harmonizando e veiculando seus interesses em assuntos relacionados com o meio ambiente; Promover o fortalecimento dos Sistemas Municipais de Meio Ambiente - SISMUMAs, no âmbito do Sistema Nacional de Meio Ambiente – SISNAMA; Desenvolver a cooperação e o intercâmbio permanente entre os municípios, visando à troca de opiniões técnicas e experiências profissionais; Intensificar a participação dos municípios na definição e execução da política ambiental do pais, integrando os Conselhos Estaduais de Meio Ambiente e o Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA; Cooperar na captação de recursos necessários ao desenvolvimento pelos municípios de projetos atinentes ao meio ambiente. Realizar congressos, encontros, simpósios, seminários, reuniões e cursos para estudo e debate de problemas vinculados aos seus objetivos.

Para consultar os resultados parciais do Censo ANAMMA acesse o link: https://goo.gl/8XM6bE