13 JUL 2017
Cruzeiro de velejadores da Hidrovia Tietê-Paraná passa por Bariri

Os velejadores do Cruzeiro Hidrovia Tietê-Paraná chegaram em Bariri no Ancoradouro "Marco Belluzzo", no sábado (08), por volta das 20h. O evento que está em sua 6ª edição é organizado pela ABVC (Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro), por meio da diretoria Sudeste. O presidente da ABVC, comodoro Paulo Fax e o vice-presidente do interior, Paulo Abreu realizam a sexta incursão pela hidrovia. O Prefeito Araujo esteve presente no local e deu as boas-vindas à tripulação.

O cruzeiro é formado por veleiros e velejadores da região interior sudeste. O passeio que é feito em 13 dias, tem o objetivo de levar adultos e jovens para uma experiência cultural única e enriquecedora, conhecendo de um ponto de vista diferente, pelo rio, os atrativos turísticos das cidades ribeiras, costumes, folclores, sabores coloniais e sua importância histórica.

"Poder explorar de forma segura e divertida, os nossos rios e seus afluentes, com suas margens repletas de natureza viva, fauna e flora convivendo com as imensas e coloridas plantações que sustentam nosso país", afirma os organizadores.

A pequena frota de veleiros passará por 9 cidades, entre iate clubes náuticos, marinas, condomínios e atracadouros públicos. Durante o cruzeiro, as cidades assinam um convênio para a criação do Conselho de Turismo da Hidrovia Tietê-Paraná, em paralelo a participação da cidade no Circuito Turístico Fluvial da Hidrovia, concretizando uma parceria junto ao Governo do Estado e o Fórum Náutico Paulista, para o lançamento oficial do projeto, ainda este ano.

No dia 15, a frota de veleiros se divide em 2 partes: a primeira será do grupo que faz a volta para o local de partida Sunset BTC ou Clube Água Nova onde estarão carros e carretas e se encerra no dia 19. A segunda, intitulada frota dos Grandes Lagos, formadas por lanchas, segue o Tietê até Três Lagoas (MS) no Rio Paraná, com previsão de chegada para o dia 20. Em seguida fazem a descida do Rio Paraná até Presidente Epitácio (SP), com previsão de chegada para o dia 26. Retorno e término em Três Lagoas (MS), será dia 1º de agosto.

O Cruzeiro Hidrovia Tietê-Paraná é aberto a participação de todos, sem limite de idade, principalmente para pessoas que ainda não tenham experiência em navegação, com embarcações a vela ou a motor. Em torno de 20 embarcações e 50 pessoas participam de cada edição do cruzeiro. O evento tem o apoio da Marinha do Brasil, Fatec Jaú, Soamar, Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, DH (Departamento Hidroviário), Fórum Náutico Paulista e prefeituras municipais do roteiro.

Um dos destaques de Bariri é a eclusagem pela Usina Hidrelétrica Álvaro de Souza Lima, que entrou em operação em 1965, além do Ancoradouro Municipal "Marco Belluzzo", no Rio Tietê. Recentemente, o deputado estadual Chico Sardelli apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa que classifica Bariri como Município de Interesse Turístico (MIT).

A proposta foi publicada no Diário Oficial Legislativo no dia 23 de junho, através do projeto de lei nº 505/2017. A votação deve ocorrer no segundo semestre. O projeto a classifica a cidade no MIT e poderá receber recursos de até R$ 650 mil por ano para investimentos na infraestrutura turística.